Presidente Prudente (SP),

Apresentação da lição em power point

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Mensagem: 10 contra 1

103
DEZ CONTRA UM

INTRODUÇÃO – GN 37”13
JOSÉ ESTAVA SEMPRE AO LADO DE SEU PAI APRENDENDO, SERVINDO E ALEGRANDO JACÓ, ENQUANTO QUE SEUS IRMÃOS HAVIAM PREFERIDO PASTOREAR O REBANHO EM TERRAS DISTANTES.

TODO O PROBLEMA DE JOSÉ ERA COM OS SEUS 10 IRMÃOS MAIS VELHO QUE ELE, JÁ QUE O MENOR, BENJAMIM, NÃO TERIA COMO REINVINDICAR ALGO, POIS ERA O CAÇULA. O FATO DE JOSÉ CONTAR OS SEUS SONHOS E PREDIÇÃO DE SEU PAI MOTIVARAM CIÚMES EM SEUS IRMÃOS MAIS VELHOS, QUE NÃO QUERIAM SE SUJEITAR A AUTORIDADE LATENTE NA VIDA DE JOSÉ.

1 – OBEDECER SEM QUESTIONAR – EIS QUE AQUI:
JACÓ ENVIOU JOSÉ PARA VER SE OS SEUS IRMÃOS ESTAVAM BEM, POIS ESTAVAM DISTANTES. O CERTO É QUE NÃO PRECISARIAM ESTAR PASTOREANDO TÃO LONGE, O QUE MOTIVOU ESTA REPENTINA RETIRADA DE SEUS IRMÃOS? FALTA DE PASTO OU PREFERIAM FICAR BEM LONGE DEVIDO AOS CIÚMES E INVEJA QUE SENTIAM DE JOSÉ, QUE JÁ ESTAVA BEM LATENTE?

JACÓ SE PREOCUPAVA COM JOSÉ E COM OS SEUS OUTROS FILHOS DA MESMA FORMA, APESAR DE DEIXAR BEM EVIDENTE A SUA PREFERÊNCIA ENTRE ELES, O QUE DE CERTA FORMA MOTIVOU OS CIÚMES E O DESCONTENTAMENTO DOS OUTROS.

JOSÉ FOI ENVIADO PARA O MESMO LUGAR ONDE ESTAVAM OS SEUS IRMÃOS, OU SEJA, SE ELE NÃO HAVIA IDO ANTES PARA AJUDAR NO TRABALHO IRIA AGORA COM OUTRA MISSÃO, VER COMO ELES ESTAVAM E DEVERIA VOLTAR PARA DAR NOTICIAS AO SEU PAI.

MAS SE FOSSE AO CONTRÁRIO, SE JOSÉ ESTIVESSE PASTOREANDO SOZINHO (COMO ESTAVA DAVI ANTES DE SER UNGIDO REI POR SAMUEL, POIS CUIDAVA DO REBANHO ENQUANTO SEUS IRMÃOS ESPERAVAM PELA SUPOSTA UNÇÃO) E SE FOSSE SEUS IRMÃOS ENVIADOS POR SEU PAI, SERÁ QUE ELES IRIAM? OU IRIAM SOMENTE ATÉ A METADE DO CAMINHO E VOLTARIAM COM NOTICIAS FALSAS PARA JACÓ? O CERTO É QUE NÃO IRIAM.

QUANDO JACÓ DISSE QUE ENVIARIA JOSÉ PARA VER A SITUAÇÃO DE SEUS IRMÃOS ELE LOGO RESPONDEU: “EIS ME AQUI”. NÃO SÃO TODOS QUE RESPONDEM DESTA FORMA QUANDO SÃO INCUMBIDOS DE UMA MISSÃO. OS QUE RESPONDEM PRONTAMENTE SÃO AQUELES QUE:
• ESTÃO CONSTANTEMENTE NA PRESENÇA DO PAI;

• GOSTAM DE SEUS IRMÃOS;

• TEM INTERESSES;

• OBJETIVOS;

• METAS;

• NÃO TEMEM O PERIGO, AS DISTANCIAS E AS DIFICULDADES.

JOSÉ ESTAVA SENDO ENVIADO COMO UM CORDEIRO INOCENTE PARA O ENCONTRO DOS LOBOS FAMINTOS. ESTA ERA A CHANCE QUE ELES ESTAVAM ESPERANDO PARA RESOLVEREM AS DIFERENÇAS.

JACÓ ERA CONHECEDOR DO PLANO QUE TINHA EM SUA FAMÍLIA, POR ISSO ACONSELHOU SEU FILHO A IR VER COMO SEUS IRMÃOS ESTAVAM, MAS NÃO SE ESQUECEU DE DEIXAR BEM CLARO “TRAZE-ME RESPOSTA”, OU SEJA, VOLTA LOGO. SE IMAGINASSE QUE JAMAIS JOSÉ VOLTARIA.

A HISTORIA ESTAVA SE REPETINDO NOVAMENTE, POIS SEU AVÔ, ABRAÃO, HAVIA FEITO O MESMO COM O SEU PAI, ISAQUE, QUANDO O LEVOU COMO UM CORDEIRO PARA O SACRIFÍCIO, POR ISSO SABIA QUE JOSÉ RETORNARIA BREVEMENTE. EM SEUS PENSAMENTOS Deus DARIA UM LIVRAMENTO PARA SEU FILHO. SOMENTE NÃO ESPERAVA QUE DEMORARIA ALGUM TEMPO, ALGUNS ANOS.

JACÓ, MESMO DEPOIS DA NOTICIA DA MORTE DE JOSÉ, SABIA QUE A HISTORIA NÃO HAVIA TERMINADO ALI, PODERIA ATE MESMO DEMORAR, MAS Deus HONRARIA AS PROMESSAS FEITAS AO TEUS ANTEPASSADOS.


2 – O ENCONTRO COM O VARÃO – GN 37”15
JOSÉ OBEDECEU PRONTAMENTE AS ORDENS DO PAI E FOI AO ENCONTRO DE SEUS IRMÃOS, PORÉM NO MEIO DO CAMINHO ELE SE PERDEU, ESTAVA ANDANDO ERRADO, MAS NESTE FOI ENCONTRADO POR UM VARÃO QUE LHE INDICOU O CAMINHO CORRETO.

A JUVENTUDE E A INEXPERIÊNCIA COM Deus, NÃO DEIXOU JOSÉ PERCEBER A INTERVENÇÃO DE DIVINA EM SUA VIDA. POIS O VARÃO AO ENCONTRÁ-LO PERDIDO LOGO PERGUNTOU O QUE ESTAVA ELE PROCURANDO NAQUELAS TERRAS. COMO SE PRECISASSE OUVIR A RESPOSTA, MAS ERA NECESSÁRIO QUE JOSÉ DECLARASSE COM A SUA PRÓPRIA VOZ QUE AINDA NÃO HAVIA DESISTIDO DA SUA MISSÃO, MESMO ESTANDO PERDIDO E EM DIFICULDADES (PORQUE DESISTIR ENTÃO).

O VARÃO INDICOU O CAMINHO CORRETO, MAS ANTES LHE DEU UMA DICA DE SUA IDENTIDADE, MAS JOSÉ NÃO PERCEBEU, POIS AO DIZER QUE HAVIA OUVIDO SEUS IRMÃOS DIZER QUE IRIAM A DOTÃ, REVELOU A SUA ONISCIÊNCIA, ONIPRESENÇA E ONIPOTÊNCIA, OU SEJA, ELE NÃO DISSE QUE AO LADO DOS IRMÃOS QUANDO ELES DISSERAM QUE IRIAM PARA MAIS LONGE, ELE DISSE QUE “OUVIU”.

JOSÉ ACREDITOU NO VARÃO, NÃO DUVIDOU E SEGUI O CAMINHO INDICADO, MAS QUEM DUVIDARIA?

NA VERDADE A HISTORIA ESTAVA SE REPETINDO NOVAMENTE, AGORA ACONTECIA COMO HAVIA OCORRIDO COM SEU BISAVÔ, QUANDO ABRAÃO TAMBÉM ESTEVE DIANTE DA MESMA SITUAÇÃO, ESCOLHER UMA DIREÇÃO, DIANTE DE DOIS CAMINHOS, UMA CAMPINA VERDEJANTES E OUTRO NORMAL. ABRAÃO ESCOLHEU O SEGUNDO. JOSÉ ESTAVA NO MESMO DILEMA, SEGUIR ADIANTE ATÉ ENCONTRAR OS IRMÃOS, ENFRENTANDO OS PERIGOS E AS DUREZAS DO CAMINHO OU VOLTAR PARA JUNTO DE SEU PAI. ASSIM COMO SEU BISAVÔ CONTINUOU A JORNADA. E PARA CONFIRMAR A CHAMADA DE ABRAÃO Deus VISITOU NOVAMENTE NO MEIO DO CAMINHO ASSIM COMO FIZERA COM JACÓ, QUANDO FUGIU DA PRESENÇA DE SEU IRMÃO ESAÚ. Deus HAVIA VISITADO JACÓ DURANTE SUA FUGA E AGORA NÃO TERIA COMO NÃO VISITAR JOSÉ NO CUMPRIMENTO DE SUA MISSÃO.


3 – O CORDEIRO NO MEIO DOS LOBOS – GN 37”18
SEUS IRMÃOS O VIRAM DE LONGE E CONSPIRARAM CONTRA A SUA VIDA, PORÉM RESOLVERAM SOMENTE VENDÊ-LO COMO ESCRAVO AOS MIDIANITAS (DESCENDENTES DO FILHO DE ABRAÃO E QUETURA –GN 25).

MAS ANTES DE CONCRETIZAREM A VENDA JOGARAM JOSÉ NUMA COVA E DEIXARAM-NO, SEM ÁGUA, SEM COMIDA, SEM A SUA TÚNICA, HUMILHADO, OU SEJA, TUDO FOI TIRADO DE JOSÉ, EXCETO A VIDA E PARA COMPLETAR A CRUELDADE COMERAM AO LADO DA COVA SEM AO MENOS DEMONSTRAREM PREOCUPAÇÃO COM JOSÉ. CADA UM PEGOU AS SUAS DUAS MOEDAS DE PRATA (TOTALIZANDO 20 MOEDAS) E SEGUIRAM OS SEUS CAMINHOS, MAS COMO USARAM ESTE DINHEIRO, COMO ESCONDERAM DE JACÓ? ESTE DINHEIRO RENDEU ALGO? PROSPERARAM?

ANOS MAIS TARDE ESTA HISTORIA SE REPETIRA COM JÓ, POIS O INIMIGO LHE TIRARIA TUDO, MENOS A VIDA, MAS OS DOIS PUDERAM CONHECER A VITÓRIA MEDIANTE A FIDELIDADE A Deus.

O CERTO É QUE ASSIM COMO JACÓ ENGANARA SEU PAI NO PASSADO ESTAVA ELE AGORA SENDO ENGANADO PELOS SEUS PRÓPRIOS FILHOS COM ESTA HISTÓRIA.


4 – CONCLUSÃO
• IRMÃOS PASTOREANDO LONGE – REPRESENTA O MUNDO DISTANTE DE Deus, PREOCUPADOS COM OS CUIDADOS DA VIDA;

• IRMÃO PREFERIDO – REPRESENTA A IGREJA, QUE PROCURA SEMPRE ESTAR NA PRESENÇA DO PAI, ENQUANTO OS OUTROS PREFEREM ESTAR DISTANTES;

• O “IDE” AO FILHO PREFERIDO – REPRESENTA A PREOCUPAÇÃO DO PAI, NÃO SOMENTE COM O FILHO PREFERIDO, COMO TAMBÉM COM AQUELES QUE ESTAVAM E ESTÃO LONGE DA SUA PRESENÇA;

• O “EIS ME AQUI” DO FILHO PREFERIDO - REPRESENTA A DISPOSIÇÃO, CORAGEM E DETERMINAÇÃO DOS QUE ESTÃO NA PRESENÇA DE Deus E QUE NÃO MEDEM ESFORÇOS PARA PROPAGAREM A SUA PALAVRA, MESMO QUE ENFRENTEM PERIGO OU SITUAÇÕES DESAGRADÁVEIS DURANTE A JORNADA;

• O VARÃO – REPRESENTA Jesus QUE NOS SOCORRE E QUE SE COLOCA A DISPOSIÇÃO PARA AJUDAR-NOS DURANTE A CAMINHADA, POIS JOSÉ ENCONTORU ESTE VARÃO SOMENTE QUANDO ESTAVA PERDIDO;

• O ENCONTRO DE JOSÉ COM SEUS IRMÃOS – REPRESENTA A VULNERABILIDADE DA IGREJA DIANTE DESTE MUNDO, MESMO ASSIM Deus ESTARÁ SEMPRE NOS AJUDANDO E SOCORRENDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário