Presidente Prudente (SP),

Apresentação da lição em power point

domingo, 31 de julho de 2011

Eficiência x eficácia

Semana passada (quinta e sexta-feira) estive participando de uma capacitação profissional, mas antes do início das palestras, um cidadão, no meio de sua fala citou as diferenças entre "eficiência" e "eficácia", frisando a diferença entre as duas palavras. Agora pelo título da lição 6 entendo que ele tinha razão, já que o comentarista utilizou a palavra eficácia e não eficiência. A primeira é bem superior a segunda.

A título de pesquisa e contribuição para a próxima aula dá para colocarmos frente a frente estas duas palavras. A classe deve entender a diferença. Hoje no final da aula já citei isto.

Por isto que não me canso de dizer: NÃO HÁ DEUS COMO JEOVÁ!

lição 5 - pós aula

1. A maior expressão do reino dos céus na terra é a igreja. Os acontecimentos que seguem (bençãos) são consequências da atividade da igreja;

2. Nos 100 anos assembleiano sempre houve preocupação com o povo? Em algum momento ela desvirtou-se deste seu ideal?

3. Teríamos coragem de largar nosso ministério hoje para seguir dois forasteiros, recém chegados em nossa cidade? Como fizeram os primeiros assembleianos?

4. É possível encontrarmos ministérios que não estejam envolvidos com o crescimento do reino de Deus?

5. Muitas igrejas cuidam do homem material, mas desprezam o homem espiritual, não investe em sua formação na Palavra através do ensino sistemático;

6. O homem tem diplomas, estrutura espiritual e condições financeiras para representar Deus na terra, mas não o faz. Quando nos deparamos com os que são tirados das trevas sem condições para tal e os vemos exercendo com gosto e alegria esta função, outorgada por Deus, podemos entender esta questão entre Israel e a igreja. Os que estavam destituídos da Glória podem agora ser os seus representantes;

sábado, 30 de julho de 2011

A ULTIMA TROMBETA - parte 1



Por isto que não me canso de dizer: NÃO HÁ DEUS COMO JEOVÁ!

Como negar? Ele nunca me fez mal.

Ontem foi citado parte deste livro, na mensagem, e corri para ler, Meu Deus! transcrevo parte do livro.

Então o velho bispo (avisado, segundo dizem, num sonho de que deveria glorificar a Deus, sofrendo morte de mártir) resignou-se com paciência à vontade de Deus, e entregou o seu corpo às mãos dos oficiais encarregados de o prenderem. Antes de deixar a casa, deu ordem para que lhes dessem de comer; e, em seguida, parecendo saber antecipadamente o que esperava, encomendou-se a Deus. Diz-se que o fervor de sua oração comoveu de tal sua captura. Montaram-no num jumento, e trouxeram-no para Esmirna, onde estava reunida uma grande multidão para celebrar a festa dos pães asmos.

Por consideração pela sua idade avançada e pela sua sabedoria, Nicites, homem de grande influência, e seu filho Herodes, oficial da cidade, foram ao seu encontro e, fazendo-o entrar no seu carro, instaram com ele para que assegurasse a sua liberdade, tributando honras a César e consentindo em oferecer sacrifícios aos deuses. Ele recusou-se a isto e, por esse motivo, foi empurrado do carro com tal violência abaixo que na queda torceu uma coxa. Mas o velho servo de Deus continuou pacificamente o seu caminho, sem se perturbar com a rudeza de Herodes, indiferente aos gritos da multidão que, no seu ódio, empurrava-o de um lado para outro; e deste modo chegaram à arena.

Atividade: olhem para o professor

Uma atividade (não chega ser uma dinâmica), que pode ser aplicada no início da aula, durante a introdução ou em qualquer momento.

- Professor escolha um aluno (combine antes com um) para que ele se levante na aula e faça a seguinte pergunta: "Onde está o reino de Deus, como posso vê-lo, tocá-lo, sentí-lo? Cadê? Cadê?

- Deixe um tempo para as respostas e trabalhe cada uma delas.

- Depois deste momento, responda a pergunta da seguinte forma:

Aula do Profº Ev. Luiz Henrique A. Silva

Estava estudando a lição, através do vídeo do Professor Evangelista Luiz Henrique de Almeida Silva, principalmente a 2ª parte (http://www.youtube.com/watch?v=qEPqTqsFgdM&feature=feedu) e preparei um resumo do vídeo:

• Israel ansiava por saber como seria ou como era o reino de Deus. Visível, poderoso, grande exército? Mal sabiam que o governo de Deus seria sobre e para as pessoas e não para os seus interesses nacionalistas;

• Jesus pregando e dizendo: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (perfeito). A verdadeira humildade é vista no homem que se faz pequeno, aquele que serve a todos;

• O mundo é representado pela soma de todas as coisas criadas por Deus;

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Quem é o maior no reino de Deus?

Quem é o maior? Ou quem deveria ser? Ou alguém deveria ser, ou é? Leiam isto.


Por isto que não me canso de dizer: NÃO HÁ DEUS COMO JEOVÁ!

Mensagem: 122 - O dia mais atribulado de Jesus

O DIA MAIS ATRIBULADO DE JESUS
O DIA DE MAIOR ANGUSTIA – NO GETSMANI
O DIA DE MAIOR DECEPÇÃO – QUANDO JUDAS O TRAIU E PEDRO O NEGOU

Introdução:
Existem dias que a tribulação é tamanha que desejamos até mesmo não termos saído de casa. Em Cafarnaum, Jesus encontrou não somente os necessitados, doentes e carentes por Palavra, mas também os fariseus e escribas que ansiavam por atribularem sua estadia naquela cidade.

O que pode atribular o nosso dia:
São varias as situações que nos deparamos no dia a dia que são capazes de tirar a nossa paz de espírito, mas uma em especial é fatídica, pois justamente no momento em que somos colocados a prova por algumas de nossas palavras ou atos é que a nossa tranqüilidade vai por água abaixo.

O que foi capaz de atribular o dia de Jesus:
• Descrença;
• Infidelidade;
• Corações duros;
• Reprovação de alguns de seus atos.

Opwekking 570 | Tijd van Elia

versão holandesa


Por isto que não me canso de dizer: NÃO HÁ DEUS COMO JEOVÁ!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Proposta da lição 5 a 8

A partir desta lição fiz um apanhado bem básico, das lições, (já fiz até a 8ª) para colocar no mural da igreja, para que vejam o assunto do domingo e venham preparados. Tivemos alguns problemas com revistas neste trimestre, muitos ficaram sem.

O ideal é uma cópia em A3. Deixarei no slidesshare para download.

Confiram abaixo todos os cartazes!

O reino de Deus através da Igreja. Plano de aula.

O REINO DE DEUS ATRAVÉS DA IGREJA
IGREJA – O MISTÉRIO DE DEUS REVELADO
IGREJA – REPRESENTANTE DE DEUS NA TERRA
IGREJA – EXPRESSÃO DO REINO DE DEUS

INTRODUÇÃO
Pela graça Divina nos tornamos parte do corpo de Cristo, a sua igreja (I Co 12”27), o mistério de Deus revelado (Ef 3”1-6) e não propriamente uma simples reunião de professos de uma fé para se confraternizarem, se ajudarem mutuamente ou para sentirem tão somente a presença de Deus.

“Se a Igreja de Cristo for o que Deus tem em mente, então somos a instituição mais influente no mundo. Os cansados se voltam para ela, para que o Salvador lhes tire a carga; os tristes nela encontram conforto e paz; os solitários, a doce comunhão; os problemáticos, a solução como socorro. É lindo ver uma Igreja cheia de pessoas, mas é melhor ver as pessoas cheias da Igreja” – Pastor Geraldo Carneiro Filho.

A igreja não é o reino de Deus, mas existe justamente para que este reino opere no mundo, sendo proclamado por ela, enquanto sal da terra e luz do mundo (Mt 5”13-16). A sua preocupação não é propriamente e tão somente com o bem estar de seus membros, mas sim com os que estão destituídos da Glória de Deus. Esta é a posição da igreja diante do reino de Deus, que não deve se furtar a sua principal missão, estabelecida na grande comissão, não se esquecendo das ordens contidas na comissão cultural. Somente assim ela se portará como uma verdadeira igreja.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

conteúdo da Bíblia

Este livro abrange o mesmo período que II Reis, mas com ênfase em Judá, o reino do Sul, e seus governantes.

Extraído da seção: "Ajuda ao leitor" - Bíblia Sagrada - Harpa Cristá - Baureri


Por isto que não me canso de dizer: NÃO HÁ DEUS COMO JEOVÁ!

EBD na Região norte - relato de um missionário

Ontem esteve cooperando e pregando a Palavra, em nossa igreja, um missionário que esteve na obra por longos anos na Bolívia e Amazonas. Em um de seus testemunhos ele falou acerca da Escola Bíblica Dominical em determinado município amazônico, cercado por algumas das muitas ilhas daquela região.

Ele nos contou que se trata de uma cidade de pouco mais de 5000 habitantes, que possuía muitas igrejas, na época, muitas atuantes no ensino da Palavra.

Ao domingos de manhã os ribeirinhos se deslocavam para a cidade a fim de assistirem as aulas dominicais. Com crianças iniciava-se as 7 da manhã e com jovens e adultos a partir das 9 horas como costume, porém todas as classes lotadas (7 turmas).

Eles iam até a cidade em seus carros (botes a remo ou os mais abastados com um motor) pelas ruas e avenidas (rio Solimões, Amazonas, Rio Negro, etc). As crianças eram animadas tanto quanto os adultos, pois quando viam os pais nos botes se preparando para irem, corriam em direção. Não queriam perder os estudos.

domingo, 24 de julho de 2011

Agnus Dei - Heavens Rehearsal

Outro clássico!


Por isto que não me canso de dizer: NÃO HÁ DEUS COMO JEOVÁ!

Days of Elijah

Será que foi na Índia?


Por isto que não me canso de dizer: NÃO HÁ DEUS COMO JEOVÁ!

pós aula - lição 9

Alguns comentários dos alunos e outros que citei durante a aula.

1) quantas vezes falamos ou ouvimos isto: “Você colocou no mundo então cuide”. Deus colocou o homem no paraíso e após o pecado, Ele cuida até hoje;

2) a igreja deve pregar antes para Jesus operar depois. Isto é um privilegio, uma exclusividade, nós temos a novidade, temos a notícia que o mundo não conhece. Porque a igreja é tão resistente para pregar esta novidade?

3) luz do mundo e sal da terra, não precisa de mais nada. Não precisa ser extravagante. Não precisa ser o confete ou a alegria do mundo ou em alguns casos, os bobos da corte;

4) o pecado original fez a terra "arder em chamas", ela sentiu, se manifestou contrariamente;

5) “indo”, pregai o evangelho. Vocês já estão indo, continuem;

6) algumas pessoas chegam à igreja como verdadeiros animais (brutos violentos), ou como aves (aéreos, sem rumo) ou rastejando como repteis (pelo fardo, cansados), alguma coincidência? "dominai (sobressaia a eles, ajude-os) sobre peixes do mar, aves dos céus e sobre toda a terra e sobre todo reptil que se move";

sábado, 23 de julho de 2011

NÃO HÁ DEUS COMO JEOVÁ - DIAS DE ELIAS







Por isto que não me canso de dizer: NÃO HÁ DEUS COMO JEOVÁ!

Mensagem 01 - As aparências enganam

01
AS APARÊNCIAS ENGANAM - REFÚGIO E FORTALEZA

Três homens que, diante das dificuldades enfrentadas em suas vidas, preferiram aguardar no tempo, na esperança de que tudo fosse esquecido. Deus permitiu que se refugiassem, mas a sua vontade para eles era outra, por isto a ordem foi “voltem”, pois queria usá-los como instrumentos, mesmo que a primeiro plano, estes lugares, lhes oferecessem perigo.


1) Homens que não buscaram refugio em Deus, fato este que provocou uma demora maior para saírem da prova.
• Jacó sai do meu da tua família porque a luta vai ser grande. Ele se refugiou bem distante, longe de todos (Gn 28”2). Quanto tempo eu vou ficar longe da família?

• Moisés sai do meu da tua nação porque a luta vai ser grande. Ele buscou refugio no tempo e distância para fugir da presença de Faraó (Ex 2”15). Quanto tempo eu vou ficar longe da minha nação?

• Elias foge porque a luta vai ser grande. Ele fugiu com medo de Jezabel e foi para o deserto. Lá recebeu a visita de um anjo que lhe mandou que prosseguisse na jornada, mas por conta própria se embrenhou em uma caverna (I Re 19”4). Quanto tempo eu vou ficar com medo de uma mulher?


2) Conselhos que certamente daríamos a estes homens:
• Se eu fosse você Jacó eu fugiria mesmo, porque Esaú te matará. Vou ter que largar tudo por causa disto?

a grande comissão

O objetivo da Grande comissão não é tão somente o ato de enviar homens e mulheres para pregarem o Evangelho. É bem mais que isto.

O Evangelho deve ser pregado não apenas para o espírito e alma do homem, mas sim para o seu corpo também (cuidado, discipulado, integração).

O início do cumprimento da missão integral da igreja deu-se no livro de Atos.

Transcrevo abaixo uma parte da fala do professor Evangelista Luiz Henrique (http://www.youtube.com/watch?v=U6gLrFFaEJ0&feature=feedu), esta fala dele é um resumo da lição 4. Muito boa

"Deus entregou a Adão e Eva o domínio sobre a terra e sobre os animais e sobre tudo. O homem foi feito a imagem e semelhança de Deus e deveria comandar tudo isto. Então devido ao pecado o homem perdeu o controle sobre isto, agora a igreja deve restaurar o controle sobre isto, cuidar".

Por isto que não me canso de dizer: NÃO HÁ DEUS COMO JEOVÁ!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

A grande comissão com e sem especulações e a transfiguração

Em toda a Palavra de Deus, creio que não encontramos algo que tenha sido tão específico, direto e que não tenha deixado dúvidas.

A grande comissão – sem especulações
Ide – vá ou vá, responsabilidade, comissão;

Por todo o mundo - alcance os confins da terra;

Pregai o Evangelho – não poderia ter sido mais direto.

a toda criatura – declaração do público alvo;

Quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado – integração e atestado de cumprimento da missão e confirmação da eficácia do Evangelho.


A grande comissão – com especulações
Imaginemos o seguinte: “Preparai-vos, andai-vos, pregai e ensinai aos homens de boa vontade”.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

A comissão cultural e a grande comissão. Plano de aula.

A COMISSÃO CULTURAL E A GRANDE COMISSÃO

HOMEM – O AGENTE DO REINO
TODO O HOMEM - TODO O MUNDO
TODA A IGREJA - TODO O EVANGELHO
PREGAR – ANTECIPAR A ATUAÇÃO DE JESUS
Deus COLOCOU NO MUNDO, ENTÃO ELE QUE CUIDE

INTRODUÇÃO
Jesus pregou, curou, ensinou e operou maravilhas entre os descrentes da casa de Israel, alvo de seu ministério terreno (Mt 10”5-6), com a intenção de mostrá-los que o reino de Deus já estava ali, entre eles. Em relação aos seus discípulos, seu trabalho foi prepará-los e proporcionar, a cada um, o crescimento necessário, a fim de que dessem continuidade na obra, tão logo Ele fosse assunto aos céus, já que a proclamação do seu Reino ficaria a cargo deles e posteriormente da igreja.

Dentre as ações de Jesus, durante este período, destacamos algumas ofertas, convites, chamadas para que os homens viessem até Ele ou após Ele, com o intuito de descansarem dos pesados fardos ou de aprenderem e serem fortalecidos para irem aos confins da terra, pregarem a Palavra.

A Igreja, enquanto sal da terra e luz do mundo (Mt 5”13), recebeu diversas ordenanças de Jesus, mas uma em especial dizia respeito à evangelização dos povos, sendo ela a única capacitada e autorizada para realizar tal tarefa, no entanto, para o fiel cumprimento desta missão é necessário, primeiramente, a ajuda de Jesus (Jo 15”5) e que ela pense, vive e ore especificamente para que o reino de Deus se expanda e alcance os confins da Terra.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Pacto de Lausanne

Esclarecedor e enriquecedor! Gostei


Por isto que não me canso de dizer: NÃO HÁ DEUS COMO JEOVÁ!

Pacto de Lausanne - que citação!

Esta lição (4) tem uma particularidade, que confesso, me agradou muito. Nas anteriores não havia reparado, mas não tem como passar em branco sem, pelo menos, um comentário.

Está sendo de grande valia a citação sobre o Pacto de Lausanne. Confesso que nunca havia visto menção ou algo sobre ele, creio que muitos também, não por desleixo ou ignorância, mas por dedicarmos a outros campos, às vezes não nos aprofundamos em outros.

Por isto que acredito ainda mais na EBD como instrumento elucidador, que deve ser explorado ao máximo, pois nos proporcionará o conhecimento necessário que aliado a prática correta da vontade de Deus, nos auxiliará para atingirmos o padrão de vida que agrade a Deus bem como evitarmos os enganos. Pena que muitos não pensam desta forma.

Por isto que não me canso de dizer: NÃO HÁ DEUS COMO JEOVÁ!

Apocalipse - versículo por versículo - alguns trechos

“Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso”.
“...O Alfa e o Ômega”. O Alfa é a primeira letra do alfabeto grego, significa: “O primeiro” (Ap 22.13) ou “O princípio” (Ap 21.6). O Ômega é a última letra do alfabeto grego, e significa: “O derradeiro” (Ap 21.13), ou “O último” (Ap 1.17; 2.8; 21.6). Estes títulos são aplicados à pessoa de Cristo Jesus, e apresentam ao mesmo tempo a sua eternidade.


Na língua portuguesa a pessoa de Cristo é representada em cada letra, da seguinte forma:
(A) Advogado, 1 Jo 2.1.
(B) Bispo das vossas almas. 1 Pd 2.25.
(C) Cristo. Lc 2.11.
(D) Deus Forte. Is 9.6.
(E) Emanuel (Deus conosco). Mt 1.23.
(F) Filho de Deus. Jo 1.34.
(G) Governador. Is 55.4.
(H) Homem. 1 Tm 2.5.
(I) Imagem de Deus. Cl 1.15.
(J) Jesus. Mt 1.21.
(L) Leão da tribo de Judá. Ap 5.5.
(M) Maravilhoso. Jz 13.18; Is 9.6.
(N) Nazareno. Mt 2.23.
(O) Ômega. Ap 1.8.
(P) Príncipe da Paz. Is 9.6.
(Q) Querido do Pai. Sl 4.3.
(R) Rei. Mt 2.2; Jo 18.37.
(S) Salvador. Lc 2.11.
(T) Tudo: no sentido de bondade. Cl 3.11.
(U) Ungido. Sl 2.2.
(V) Verbo de Deus. Jo 1.1.
(Z) Zelador da casa de Deus. Jo 2.17.
O (X) é substituído pelo “AMÉM”. Ap 3.14.

O pacto de Lausanne

O PACTO DE LAUSANNE- 1974, NA SUÍÇA
1. O Propósito de Deus
2. A Autoridade e o Poder da Bíblia
3. A Unicidade e a Universalidade de Cristo
4. A Natureza da Evangelização
5. A Responsabilidade Social Cristã
6. A Igreja e a Evangelização
7. Cooperação na Evangelização
8. Esforço Conjugado de Igrejas na Evangelização
9. Urgência da Tarefa Evangelística
10. Evangelização e Cultura
11. Educação e Liderança
12. Conflito Espiritual
13. Liberdade e Perseguição
14. O Poder do Espírito Santo
15. O Retorno de Cristo

Por isto que não me canso de dizer: NÃO HÁ DEUS COMO JEOVÁ!

conteúdo da Bíblia


Este livro inicia-se com as genealogias de Adão até Davi e, em seguida conta os acontecimentos do reinado de Davi.

Extraído da seção: "Ajuda ao leitor" - Bíblia Sagrada - Harpa Cristá - Baureri

Por isto que não me canso de dizer: NÃO HÁ DEUS COMO JEOVÁ!

a salvação através da Bíblia

Gênesis é o começo das coisas. Apocalipse é a consumação.
De Gênesis a Malaquias – A salvação necessária, prometida e tipificada.
Os quatro Evangelhos – A Salvação realizada.
De Atos a Apocalipse – A salvação aplicada e consumada.

Extraído do livro: Sombras, tipos e mistérios da Bíblia. Joel Leitão de Melo - CPAD

Por isto que não me canso de dizer: NÃO HÁ DEUS COMO JEOVÁ!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Michael W. Smith - Let It Rain (LIVE)



Por isto que não me canso de dizer: NÃO HÁ DEUS COMO JEOVÁ!

Mensagem: Deitar faz em verdes pastos

07
DEITAR-ME FAZ EM VERDES PASTOS

INTRODUÇÃO – Salmos 23”2
Deus NÃO OBRIGA NINGUÉM A SERVÍ-LO OU TRABALHAR NA SUA OBRA, PORÉM TEM ALGO QUE ELE FAZ, MESMO QUE NÃO BUSQUEMOS OU DESEJEMOS, ELE NOS FAZ DEITAR EM VERDES PASTOS E ISTO ACONTECE JUSTAMENTE NO MOMENTO DE MAIOR TRIBULAÇÃO DE NOSSA VIDA OU ENTÃO PARA QUE ATINJAMOS O ESTAGIO QUE LHE AGRADE, POR ISSO É QUE ELE NÃO PERMITE PASSARMOS POR SITUAÇÕES OU LUTAS QUE CERTAMENTE NÃO PODERÍAMOS SUPORTAR.

ESTE TIPO DE PASTO NÃO SOFRE INFLUÊNCIA DE NENHUMA PARTE, POIS SEMPRE ESTARÁ VERDE, MESMO QUE AO SEU REDOR ESTEJA TUDO SECO. PARA QUE ISTO ACONTEÇA SÃO NECESSÁRIAS DUAS AÇÕES:

AÇÃO DO HOMEM – POR SE EM PÉ PARA Deus FALAR (SALMOS 100), ELE NOS FEZ OVELHAS DE SEU PASTO);

Mensagem: A fé que vence os obstáculos

06
A FÉ QUE VENCE OBSTÁCULOS

MC 2”1-12 - A FÉ QUE VEM PELO OUVIR (VERS. 2).

Jesus EXPLANAVA A SUA PREGAÇÃO E TODOS OUVIAM. OS OUVINTES QUE ESTAVAM PERTO CRERAM NA PALAVRA. A CHAVE DA VITÓRIA FOI ESTAREM PERTO PARA OUVIREM E ASSIM CONTEMPLARAM A GLÓRIA SE MANIFESTANDO.

FORAM VÁRIOS OS OBSTÁCULOS QUE OS AMIGOS DO PARALÍTICO ENFRENTARAM PARA QUE ELE PUDESSE SER CURADO:

1) MULTIDÃO (VERS. 2):
• A MULTIDÃO IMPEDIA A PASSAGEM DOS AMIGOS DO PARALÍTICO, MAS ISTO NÃO FOI CAPAZ DE DESANIMÁ-LOS. OS NOSSOS MUITOS PROBLEMAS NÃO PODEM NOS IMPEDIR DE SERMOS CURADOS OU DE CHEGARMOS PERTO DE Jesus (RM 8”30). OU ENTÃO SÃO MUITOS OS QUE ESTÃO QUERENDO RECEBER DE Deus ALGO, QUE TEREMOS QUE ULTRAPASSA-LOS DE QUALQUER FORMA OU NA PIOR DAS HIPÓTESES TEREMOS QUE ASSOCIAR-NOS A ELES PARA JUNTOS RECEBERMOS AS BENÇÃOS.

pós aula - lição 3

1) Mesmo Jesus sabendo do que ocorreria com Judas ainda o tratava bem, como se nada fosse acontecer, ainda se preocupava com ele;

2) Em muitos casos o passado atormenta o homem, mas devemos lembrar que ele FICOU para trás, está lá, esquecido por Deus, mas acessível ao homem, basta esticar a mão ou dar o primeiro passo e pronto, o passado será desenterrado. Não tem necessidade de mexer nele, o problema já foi resolvido;

3) Com quem Judas aprender a se apropriar do que não era dele? Era sua natureza antiga? Com Jesus certamente não foi!

4) Judas tinha uma natureza antiga difícil e estava, na condição de novo convertido, experimentando uma nova natureza ou será que estava desenvolvendo uma terceira natureza, que desconhecemos?

5) A Igreja é a que atesta o novo nascimento do homem, o mundo não tem esta competência;

sábado, 16 de julho de 2011

ilustração: natureza má, homem velho

Não consegui encontrar esta ilustração na net, por isto vou tentar reproduzi-la com minhas palavras: Pode ser aplicada para aula de amanhã. Aplicação: temos que lutar contra a nossa natureza má, o velho homem.

Certo homem ganhou de presente um filhote de pit Bull e um de passarinho. Quando chegou em casa colocou-os no fundo do quintal, o cachorro amarado a uma corrente e o passaro na gaiola logo atrás.

Todos os dias ele levava ração para o cachorro e para o passarinho, porém com o passar dos anos começou a encontrar dificuldades para passar pelo cachorro, devido a sua ferocidade.

Ele foi percebendo que o passarinho começou a se enfraquecer pela falta de água e ração. Começou a pensar numa forma de alimentar o cachorro e o passarinho como fazia antes, mas como?

Days of Elijah w/ Lyrics

THERE IS NO GOD LIKE JEOVAH

trechos do livro "como nascer de novo"

Estava lendo este livro, comecei ontem, meu interesse foi devido ao título, (lição 3).

Em todas as culturas, em todos os países – desde os analfabetos até os ganhadores de Prêmio Nobel – ocorre esse fenômeno secular, o mistério do antropos ("aquele que olha para o alto"), aquele que busca, que procura o propósito mais profundo, e muitas vezes oculto, da vida.

Nos aeroportos, aviões, em saguões de hotéis, de todo o mundo, pessoas têm me abordado com problemas sérios, acerca de famílias desfeitas, enfermidades, ou desastres financeiros. Mas muitas vezes, elas revelam almas vazias. Viajando de avião certa vez, um homem abriu-me o coração e contou-me sua história. Era uma longa saga de sonhos desfeitos, esperanças frustradas, e vazio interior. Antes de nos separarmos ele disse "Sim" a Cristo. E uma expressão de imenso alívio espelhou-se em seu resto, quando sussurrou-me: "Obrigado!"

Características do reino de Deus

Não tem como não transcrever parte deste livreto. Muito bom e esclarecedor.

CARACTERÍSTICAS DO REINO DE DEUS
Para que possamos viver no reino na realidade, penso que precisamos entender o que é o reino de Deus. Muitas vezes pensamos que o reino de Deus é um termo histórico.

Em outras palavras, um dia o reino de Deus virá sobre a terra. No livro de Apocalipse encontramos que um dia o reino deste mundo se tornará o reino de nosso Senhor e Seu Cristo. Graças a Deus por isso. O reino está vindo. Mas é mais do que histórico. O reino de Deus é espiritual. Em outras palavras, ele já veio, é aqui e agora, e ele virá.

Sabemos muito sobre este mundo, mas quanto sabemos sobre o reino de Deus? Quais são as características do reino de Deus?

Pedro e Judas - novos convertidos - atitudes diferentes

A respeito de novos convertidos queria tecer alguns comentários sobre dois em especial: Pedro e Judas Iscariotes (se é que podemos chamá-lo assim).

Os dois, seguindo Jesus, um afoito e aos poucos aprendendo, o outro sempre revelando seu caráter e sua inclinação para as mazelas mundanas, mas estavam inseridos no grupo que fora escolhido por Jesus.

Podemos sim chamá-los de novo convertidos, tanto um quanto o outro, pois no momento da chamada, disseram sim, largando seus afazeres mundanos para darem crédito a Palavra de vida eterna, que somente Jesus tinha.

Mas em determinado momento da vida, os dois enfrentaram uma situação tremenda, uma pressão muito forte, o mundo falou mais alto, a oferta foi maior, o medo e angustia do passado retornaram a pleno vapor em suas vidas.

Um testemunho da época de novo convertido

Quando, novo convertido, convidei um amigo para um congresso, prometendo que Deus falaria com ele. Após o final do culto, já fora do templo, ele me disse:

- Este homem contou toda a minha vida durante a pregação, por acaso você chegou cedo e combinou com ele?

Eu respondi:

- Eu estou tão maravilhado quanto você, Deus falou e forte no seu coração. Nunca vi este pastor na vida e mesmo que quisesse, sou um novo convertido, sequer me imagino conversando com estes homens, não tenho condição e sabedoria nenhuma.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

mais um trecho do meu livro - capítulo 2

JOSÉ – CONTE AS BENÇÃOS
Qual terá sido a reação dos irmãos de José ao ouvirem, de sua própria boca, que o desmoralizado, humilhado e escravo era agora um homem poderoso, uma autoridade de Deus. Como é difícil imaginarmos o desabafo e a emoção daqueles homens que por tantos anos guardaram segredo, enganando o próprio pai.

Eles esperavam e imaginavam de tudo durante a viagem ao Egito:
• morte na ida ou na volta;
• serem roubados
• doenças;
• encantamento com a bonança do Egito;
• poderiam arrumar emprego e moradia;
• confusão, mortes e prisão;
• poderia acontecer algo de ruim com Jacó, pois havia ficado sozinho;
• se perderem durante o trajeto;
• poderiam ser confundidos com ladrões ou salteadores;
• esperavam ate mesmo reencontrar José, no meio do caminho mendigando, doente ou até o mesmo o seu túmulo.

Imaginaram tudo, exceto serem interrogados por uma grande autoridade egípcia, que falava e entendia o idioma deles. Seria loucura imaginarem que aquele homem tivesse a mesma linhagem e origem semita. O sobrenome, então, não poderia sequer ser cogitado, seria uma afronta ao Egito. Se estivessem em pleno curso de suas faculdades mentais jamais pensariam em tamanho ultraje.

Porque estudar se somos mestres no assunto?

Somos ou não somos mestres em muitos assuntos? Então porque estudá-los?

Não é de hoje que a EBD, tem se preocupado com assuntos que são por demais conhecidos e dominados pela igreja, mas que, devido a excessiva preocupação dos comentaristas, estão sendo tratados na integra, pois cometemos muitos erros, e muitos até mesmo na inocência ou por puro desconhecimento.

Exemplo disto vimos no trimestre anterior, sobre o Movimento Pentecostal, onde por inúmeras vezes o comentarista e creio que muitos de nós, professores, frizamos a necessidade de que a igreja deve conhecer o que ela está pregando. Não é tão somente convidar, anunciar, prometer se não temos a certeza e sequer sabemos como o Espírito Santo atuará no meio do povo. Dentre alguns erros destaco:

Judy Jacobs - Days of Elijah (No God Like Jehovah)

Clássico! Não há Deus como ELE!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

A vida do novo convertido. Plano de aula.

NOVO NASCIMENTO – NASCIMENTO DE CIMA
CONVERSÃO – VIRADA DA PÁGINA DE NOSSA VIDA
O PERDÃO NÃO NECESSITA DE PAGAMENTO
A JUSTIFICAÇÃO COM PAGAMENTO

INTRODUÇÃO:
O novo nascimento, através da fé no evangelho, torna o homem uma nova criatura, sendo ele a condição essencial para entrada do homem no reino de Deus. Também chamado de nascimento de cima, é uma decisão muito significativa que altera o padrão de vida do homem, no que tange ao seu curso natural e a perspectiva da eternidade.

O homem que passa por este processo é comumente chamado de novo convertido, recém nascido espiritual, portanto merece um cuidado especial durante os seus primeiros passos na fé (I Ts 2”7).

Paulo sempre demonstrou um cuidado especial pelos recém convertidos, fosse por intermédio de cartas ou por visitas efetuadas por ele, tempos depois da abertura das igrejas por onde havia passado (At 15:36).

terça-feira, 12 de julho de 2011

3 MORRINHOS SUBIDA E DESCIDA

Subida e descida do 1º dos 3 morrinhos, deu medo!

3 MORRINHOS IDA

Ninguém é de ferro! Somente um passeio rápido.

Conteúdo da Bíblia

Israel foi conquistado pela Assíria em 721 a.C. e Judá, pela Babilônia, em 586 a.C. Estes acontecimentos foram considerados como um castigo ao povo pela desobediência às leis de Deus.

Extraído da seção: "Ajuda ao leitor" - Bíblia Sagrada - Harpa Cristá - Baureri

segunda-feira, 11 de julho de 2011

O Arrebatamento - em Português

pós aula - lição 2

Alguns dos comentários dos alunos e outros que acrescentei durante a aula:

1) Mensagens tendenciosas, humanas, calamitosas, terroristas;

2) O Evangelho é a mensagem original do reino de Deus;

3) A motivação do império romano era ver os sangue na terra para aumentar a opressão, já no caso do reino de Deus seria necessário sangue na terra para justificação;

4) A mensagem do reino de Deus é tão simples, que de tão simples que é o homem consegue complicar;

5) O receio do império romano era que o reino dos céus progredisse de forma a inferir em seus domínios;

domingo, 10 de julho de 2011

12ª viagem - 3 morrinhos (550 km)


Foram 550 km, de Prudente à Terra Rica, voltando por Paranavaí. Saímos as 6 da manhã, com previsão de chegada em Euclides da Cunha Paulista (168 km) às 08:00, pois a balsa sai as 08:30 com destino a Terra Rica, cruzando o rio Paranapanema, mas para variar um pouco, não consegui chegar em tempo. A culpa foi do frio, paramos muito. Passamos por Mirante, Teodoro Sampaio, Morro do diabo. Como o tempo estava meio nublado não dava para enxergar os 3 morrinhos ali mesmo antes de Euclides.

Chegamos em Euclides as 9:45, mas a balsa saiu às 10:20, estava esperando o ônibus de linha. Foram 25 minutos de travessia e depois 20 km de terra, cascalho.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

3 Morrinhos - Terra Rica (PR)


O primeiro morro sentido oeste é o mais alto, sua altura aproximadamente é de 180 m e a superfície do topo é de mais ou menos 120 m2. Os empregados da Colonizadora SINOP foram os primeiros a subirem até o topo. A partir daí, muitos curiosos e aventureiros se adentraram por entre o mato fechado, fazendo picadas e enfrentaram todas as dificuldades e barreiras que a natureza impunha. Tudo isso em troca de alcançar a maravilhosa vista panorâmica, estar próximo das nuvens e poder apreciar a natureza de um novo ângulo.

Donnie McClurkin- Days of Elijah

Apocalipse - versículo por versículo - alguns trechos

2. Seu conteúdo se compõe de: 22 capítulos, 404 versículos, 12000 palavras e 9 perguntas: (5.2; 6.10,17; 7.13; 13.4 (duas vezes); 15.4; 17.7; 18.18).

“A Bíblia divide a raça humana em três partes: quer dizer, os judeus, os gentios, e a Igreja (1 Co 10.32), e contém, uma mensagem para cada uma das três. O Antigo Testamento trata das duas primeiras divisões. Por exemplo, o livro de Daniel trata dos judeus e dos domínios gentílicos, sem mencionar a Igreja graficamente. O Novo, dá a mensagem para a Igreja, e Paulo, especialmente, em todas as suas epístolas trata dela, enquanto que temos a palavra final de Deus para judeus, gentios e, a Igreja, no Apocalipse. Encontramos a Igreja no princípio do livro; Israel no meio; e as nações gentílicas no fim.

3. O livro é composto ao redor do simbolismo do número sete.
Há sete cartas para sete igrejas da Ásia Menor (hoje, atual porção da Turquia Asiática), capítulos 1 a 3.

Conteúdo da Bíblia


Este livro inicia com o reinado de Salomão em Israel. Depois de sua morte, o reino se dividiu em consequência da guerra civil entre o norte e o sul, resultando no surgimento de duas nações: Israel no norte e Judá no sul.

Extraído da seção: "Ajuda ao leitor" - Bíblia Sagrada - Harpa Cristá - Baureri

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Damares Apocalipse - Clipe Não Oficial

"Quando a última trombeta o anjo tocar"

"A Terra que hoje canta vai estar mais triste"

"Vai gemer e chorar no apocalipse"

"Porque Deus não deixa perecer aquele que é fiel"

"E esse mundo geme com a ferida que a Igreja causou"

"Porque mais forte que o sol brilhava a Igreja"

Seção: apocalipse - um sonho de algum tempo atrás

Vou inaugurar, hoje, a seção "Apocalipse" e para estrear vou relatar um sonho que tive, há algum tempo, comum, mas refletindo melhor cheguei a seguinte conclusão: Graças a Deus que somos corrigidos por Ele, sinal de teu amor. Eis o relato do sonho:

Estavamos em um ponto de ônibus coletivo, várias pessoas. A intenção era ir para Presidente Prudente.

Quando o ônibus chegou eu resolvi esperar outro, pois percebi que lotaria. Realmente eu estava certo, lotou. Ninguém dos que estavam dentro já acomodados, olhou ou me chamou para entrar, parece que não me viam.

Então resolvi esperar o próximo, que não demoraria, porém com o decorrer do tempo percebi que havia tomado a decisão errada, mas era tarde.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

mais uma do pastor Carlos Padilha de Siqueira

Há quanto tempo não ouvia isto:
"A noiva lê a carta do noivo todos os dias, jamais joga fora. Guarda no bauzinho e lê, cheia de saudades do noivo"

Outra:
"o primeiro sintoma da perda do primeiro amor é a não leitura da Palavra"

A mensagem do reino de Deus. Plano de aula.

SEM JUSTIÇA NÃO HÁ PAZ
PAZ – AUSÊNCIA DE CONFLITOS?
O CHORO PODE DURAR UMA NOITE
ROSTO ALEGRE – CORAÇÃO ALEGRE
A JUSTIÇA E PAZ SE BEIJARÃO – SL 85:10
O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO – O IMPÉRIO ROMANO ERA

INTRODUÇÃO
A mensagem de Jesus confirmava o que havia sido entregue por João Batista, apenas com uma diferença, enquanto este apenas alertava o povo a se preparar, pois o reino de Deus estava próximo, Jesus, por outro lado, além de confirmar a chegada do reino, operou de forma a dar veracidade ao que houvera sido vaticinado pelo seu antecessor.

A preocupação de Jesus era transformar aquela míngua esperança em uma fé viva, já que além de pregar, ensinar, Ele estava curando, operando sinais e maravilhas, justamente para que o povo vendo, cressem.

Israel, decaído, necessitava urgentemente de uma intervenção Divina e naquele momento a lógica seria a manifestação do reino espiritual de Deus entre os homens e não apenas o surgimento do mero, humano e visível reino que ansiosos aguardavam.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

plano de aula - trimestres anteriores

3º semestre de 2007

A busca do caráter cristão - Aprendendo com homens e mulheres da Bíblia
Lição 5 – José um líder piedoso e temente a Deus
05/08/2007

1) Contexto familiar:
• Jacó trabalhou 7 anos por Raquel e depois mais 7. Ela era estéril e não poderia ter filhos, mas mesmo assim ele perseverou. Ele sabia que o milagre seria grande e já estava acontecendo antes mesmo de José nascer. Sara e Rebeca também sofreram com a esterilidade;

• José era filho predileto de Jacó, pois era justamente o filho de Raquel, porém ele não soube trabalhar esta questão entre os seus filhos e deixou transparecer. Nestas condições seria fácil José servir a Deus?

• Jacó transferiu o seu amor por Raquel para José e não fez o mesmo com os outros filhos e deu a ele como presente uma túnica colorida (somente os importantes e obres possuíam) e o colocou como vigia de seus irmãos;

plano de aula - trimestres anteriores

3º semestre de 2007

A busca do caráter cristão - Aprendendo com homens e mulheres da Bíblia
Lição 4 – Ester uma rainha altruísta
29/07/2007

O reino do sul (Judá), foi levado cativo para a Babilônia, depois este império caiu diante dos medo-persas e muitos judeus foram deportados para Susã. Ester e Mardoqueu estavam neste grupo.

Houve três grupos que retornaram do cativeiro após o reino da Babilônia ter sido tomada pelos medos persas:
• 1º grupo voltou no ano 538 a.c. com Zorobabel;
• 2º grupo voltou no ano 458 a.c. com Esdras;
• 3º grupo voltou no ano 445 a.c. com Neemias.

Mesmo com a autorização para o retorno, alguns judeus preferiram ficar, devido suas posses, comércios e outros por medo da viagem de volta. Isso nos faz entender que a minoria não voltou, por isso ficaram vulneráveis naquelas terras.

Conteúdo da Bíblia

Sob o reinado de Davi, a nação se unificou e se fortaleceu. No entanto, depois dos pecados de Davi, adultério e assassinato, tanto a nação como a família do rei sofreram muito.

Extraído da seção: "Ajuda ao leitor" - Bíblia Sagrada - Harpa Cristá - Baureri

domingo, 3 de julho de 2011

lição 1 - pós aula

alguns comentários dos alunos e outros que acrescentamos no decorrer da aula:

1) Mt 4”8-9 – que reino era aquele que o maligno ofereceu para Jesus? Segundo a BAP na anotação de rodapé, o maligno tinha o controle temporário no mundo devido ao pecado do homem;

2) caso Jesus tivesse aceito a oferta dele, poderia ter abreviado o seu reinado milenial, pois assumiria o controle de tudo, visivelmente, desta forma a humanidade acreditaria;

3) o maligno é tão displicente que sequer valorizou, o que temporariamente, estava em seu controle, pois ofereceu o seu “reino e glória deste mundo”, bem diferente do reino de Deus (Dn 2”44) que jamais passaria para outras mãos ou domínio;

4) caso Jesus adorasse o maligno, naquela oportunidade, certamente ele deixaria de lado a sua missão neste mundo, que é roubar, matar e destruir, pois já havia conseguido o que queria, a adoração do filho de Deus. O maligno estava convidando Jesus para jogar no seu time, dividir as tarefas e principalmente, ele queria dividir a Trindade, deixando Jesus na terra com o reino e a glória (humanos), o Pai e o Espírito Santo (que não viria como Consolador pois Jesus não teria sido assunto aos céus). Em matéria de dividir ele é mestre;

sábado, 2 de julho de 2011

Reino de Deus - reino do homem (império)

Manjedoura (pouco recurso)
+
Entrada triunfal em Jerusalém (pouco recurso)
+
CRUZ (único recurso)
=
REINO DE DEUS (que já está entre vós - Lc 17"21)
-------------------------------------------------------------
REINO DO HOMEM (império)
Poucos recursos (no nascimento)
+
muitos recursos (durante o ministério)
+
carros, mansões, viagens, templos suntuosos
MAS NÃO HÁ ESPAÇO PARA A CRUZ

Reino de Deus ou reino dos homens

Ontem na aula (13) disse algo, depois fiquei pensando: O movimento pentecostal tomou direções que não é a direção estabelecida por Deus. Dei o exemplo de Berg e Vingren, que largaram tudo, nos EUA, possibilidades, ministérios já reconhecidos e aceitos para: virem neste país? Não sabiam ao menos o que encontrariam, índios, bichos, mato.

A pergunta que faço agora é: Que pensamento tiveram aqueles homens? Somente um, temos que fazer a vontade de Deus, vamos ao Pará. Não temos promessas de ajuda humana, perspectiva de organizarmos grandes trabalhos, somente vamos pregar a Palavra.

Creio que, guardada as devidas proporções, Deus olhou para o Brasil e não viu um justo sequer. Meu Deus!

Por que devemos frequentar a Escola Dominical?

Cânticos Vocal - Alfa e Ômega

CÂNTICOS VOCAL "JERUSALÉM" Coral gospel Brasileiro -Brazilian coral.

Grande mensagem, que não vemos em muitos dos nossos cantores!

"Santa cidade!
Tanta beleza, é sem igual.
Eu quero ir para este lugar!
Jerusalém, vou caminhar nas ruas de ouro.
Irei abraçar o meu MESTRE JESUS!"

pós aula - lição 13

O meu tempo para a EBD foi menor que o costumeiro (como aos domingos), por isto tive que resumir e foram poucos os comentários dos alunos, caso contrário estaríamos até agora na aula, o que não seria nada ruim. Mas como falamos neste trimestre: ordem e decência. Mesmo com a redução do tempo os alunos tiveram oportunidades para participarem, interagirem com seus testemunhos, opiniões e conhecimentos. Isto se torna a riqueza que é a EBD.

Antes do início da aula, louvamos a Deus com o hino 24 da harpa e quando cantamos esta estrofe, meu coração se alegrou. Praticamente é um apanhado geral do trimestre.

1) E começaram a falar,
Repletos de poder,
Em outras línguas exaltar
Ao que mandou trazer
Os ricos dons do Seu amor
E o poder consolador.

2) A palavra chegou até nós no momento de maior crise espiritual, assim como em Israel, por várias vezes (visita de Moisés após ser comissionado pelo grande EU SOU, no caso do rei Josias, Habacuque, etc) ou nos deparamos com a Palavra quando estávamos felizes, alegres, abastados? Fiz esta pergunta e os alunos complementaram com alguns testemunhos pessoais, tipo: eu estava depressivo, oprimido, solitário,desprovido etc.