Páginas

domingo, 26 de agosto de 2012

Pós aula: lição 8 e 9

Hoje, pela manhã, ministramos as lições 8 e 9. Destinei um espaço maior para a oitava e contei com a ajuda de uma professora auxiliar.

Pedi para uma aluna ler II Sm 2.24-25. Depois perguntei a ela se seria desta forma que repreenderia seu filho. Ela fez a leitura normal, calma, mas disse que se estivesse falando com o filho seria mais enérgica. Será?

Como temos filhos bicudos. Não somente filhos, mas netos, sobrinhos, enteados e os que estão sob nossa responsabilidade.

Na verdade o que atrapalha a educação dos filhos é um amontoados de fatores.

Muitos pais engolem sapos e são obrigados a suportarem de boca fechada.

Castigo sem justificativa é como sacrifício de tolo.

Me lembro de ter aberto as portas para a rebeldia aos  meus 15 anos, quando me rotulei de filho adotivo. Quase apanhei naquele dia.

Histórica verídica. Um tio meu contou estes dias que quando criança, meu avô comprou um queijo e deixou sobre a mesa. Ele viu e cortou um pedaço e outro, quando olhou para trás meu avô estava assistindo a tudo e deixou que comesse mais, outro e outro. Quando estava na metade do queijo, ele não estava aguentando mais, até que comeu tudo. Depois meu avô chamou ele para fora, para conversar um pouco. Coitado, ficou uma semana tratando as marcas que ficou nas costas.

Ele me disse que aprendeu muito com meu avô, mas que não teve coragem de fazer o mesmo com os filhos dele.

Mesmo porque muitas crianças, hoje, são capazes de citar artigos, paragrafos, incisos do ECA para se defenderem.

A rebeldia dos filhos atinge não somente a família, mas também a igreja e como.

Primeiro grupo social no qual a criança é inserida: a família. Reação da criança: nenhuma. Função: educação.

Segundo grupo social no qual a criança é inserido: escola.  Reação da criança: choque. Função: ensino

Tem muitos invertendo esta sequência. Família educa ou ensina? Muitas crianças chegam às escolas alfabetizadas, autodidatas, mas sem nenhuma educação.

Escola não é deposito de crianças.

Os irmãos de José fizeram um pacto: "Não contaremos nada para nosso pai Jacó, mesmo que ele sofra. Para todos os efeitos, José está morto". Corporativismo.

Mas quando ouviram a revelação de José sentiram na pele todo o sofrimento do irmão: "VÃO E CONTEM A NOSSO PAI QUE ESTOU VIVO". Astúcia e inteligência de José.

Adão, Eva, Caim quem foi o maior culpado pela morte de Abel? Abel era exemplo de santidade e bondade? Será que não existem muitos "ABÉIS" hoje dizendo: "Deus ouviu minha oração e não a sua. Deus recebeu meu louvor e não o seu. Deus falou comigo e não contigo. Deus me usa e não usa você".

Davi deu de tudo para seus filhos, treinamento, conhecimento técnico, riquezas, cargos, somente não deu amor e atenção devida.

Salomão seguiu os mesmos passos: poligamia e filhos rebeldes.

O reino de Davi ficou em pé, a família não

Davi e Jó, quanta diferença no cuidado e atenção com a família (próxima lição).

LIÇÃO 9
Desfile de modas nas nossas igrejas? Será que ouvi direito? 

Quantos ternos, quantos apetrechos, quantas cores exóticas!

Uma das alunas disse que os homens não reparam na roupa um do outro, pois não existem babados, rendas, etc e tal nos ternos, legal.

Segundo ela, devemos ter muita roupa, pois estamos de segunda a segunda na igreja. É muito chato ouvirmos: "de novo com aquela roupa".

Bençãos materiais são como bexigas que inflamos, inflamos até que um dia ela estoura.

Por: Ailton da Silva
 (18) 8132-1510

Nenhum comentário:

Postar um comentário