sábado, 20 de novembro de 2021

Elias, o profeta da chuva e do fogo. Capítulo 1

ELIAS – O TISBITA 

Elias, o tisbita, foi muito maior que o meio em que viveu. Tal como os outros profetas, teve uma missão especifica. Sua mensagem visava o arrependimento e teve cunho social e escatológico.

Apareceu no cenário mundial como se tivesse vindo do nada, uma vez que a Escritura se silencia sobre a identidade de seus pais e também de sua parentela, apenas diz que era tisbita, dos moradores de Gileade, muito pouco para o homem que ocuparia um grande e importante espaço na história bíblica.

Este homem enigmático protagonizou um dos fatos mais impactantes da história do profetismo em Israel. Exortou, denunciou os desmandos e repreendeu tanto governantes, que deveriam servir de guias e exemplos, quanto os falsos profetas que infestavam a nação.

Esta atuação corajosa se deu em um dos piores momentos de Israel. Sua intenção era proporcionar o bem estar social e espiritual ao povo, por isto não temeu pelas consequências de seus atos proféticos.

Ficou conhecido como “o profeta do fogo”, apareceu no cenário humano, vestido de forma simples, não tendo onde reclinar sua cabeça (cf Mt 8.20), um homem estranho, que se vestia de pelos de camelos e que dispensava o conforto do cotidiano, mas com mensagem direta e contundente, que atingiu em cheio o seu alvo, o apostata rei Acabe.

Elias foi um dos maiores profetas que o Senhor Deus levantou em sua época. Um grande exemplo para nos provar que Deus ainda é o mesmo, ontem, hoje e eternamente e que levanta homens simples para fazer coisas extraordinárias.

continua...

Por: Ailton da Silva - 12 anos (Ide por todo mundo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário