Páginas

sexta-feira, 15 de abril de 2022

Jesus, o discípulo e a Lei. Plano de aula - lição 3


INTRODUÇÃO

Nesta lição, estudaremos a respeito da relação de Jesus com a Lei e o que Ele deseja de seus discípulos. Veremos que o Senhor Jesus cumpriu toda a Lei, destacaremos a diferença entre a Letra da Lei e o Espírito e, finalmente, analisaremos a justiça do Reino de Deus. No Sermão do Monte, podemos perceber, com clarez, que nosso Senhor não destruiu a Lei nem o ensino dos profetas, mas os cumpriu e os aperfeiçoou. Assim, como seus seguidores, a nossa justiça deve transcender a dos escribas e fariseus (Mt 5.20).

O maligno conhece a Bíblia, tanto ou mais do que qualquer um de nós, portanto não basta somente conhecer, temos que deixar a Palavra de Deus falar aos nossos corações para que de fato possamos produzir frutos dignos de arrependimento.

Outra questão muito importante é o fato de associarmos a Lei ao Antigo Testamento e a Graça ao Novo Testamento. Esta prática, por vezes, confunde o entendimento acerca destas duas dispensações, que não estão restritas somente ao Antigo e ao Novo Testamento, respectivamente. Por isso é bom distinguirmos uma da outra, bem como é bom identificarmos o papel histórico delas na vida do pecador.

 

a) Lei

  • Destaques: Moisés, Sacerdotes, Profetas, Reis e juízes (positivo);
  • Propósitos: Tinham que obedecer aos mandamentos, juízos e ordenanças (EX 19.5-8);
  • Circunstâncias favoráveis: A proteção, providência e milagres no deserto se estenderam por quarenta anos. Com a entrega da Lei se conheceu a completa vontade de Deus;
  • Início, término e duração: Começou no monte Sinai e terminou com a morte de Jesus na cruz. Durou cerca de 1711 anos;
  • Elemento estranho: Murmuração e ídolos;
  • Fracasso: Violaram a Lei e rejeitaram a Cristo (Mt 27.23). Murmuraram, adoraram ídolos e se deram aos pecados morais e espirituais;
  • Juízo: Cativeiro permanente das 10 tribos (Reino do Norte) e cativeiro em Babilônia de Judá (Reino do Sul). Dispersão mundial (Dt 28.63-66; Lc 21.24) e destruição de Jerusalém;
  • Situação do homem após o fracasso: Os sacerdotes estavam totalmente mergulhados no legalismo e ritualismo;
  • Curiosidades da dispensação: A Lei foi dada verbalmente (Ex 20.1-17) e estava dividida em três partes, os 10 mandamentos como expressão da vontade de Deus, os juízos relacionado com o governo da vida social de Israel e as ordenanças, que se preocupavam com a vida religiosa de Israel. Eram exigências impossíveis aos homens.

 

f) Graça

  • Destaques: Discípulos, apóstolos, Paulo e Igreja primitiva (positivos);
  • Propósitos: Receber a Cristo pela fé e andar em espírito (Jo 1.12). O propósito desta dispensação é "chamar" de fora ou formar deles a um povo, a Igreja (At 15.13-18);
  • Circunstâncias favoráveis: Jesus, a voz de Deus aos homens (Hb 1.1-3), iniciou esta dispensação (Jo 17.1-5). Ele destruiu todas as obras do Diabo ao fazer obras maiores, trouxe liberdade pelo Evangelho e estabeleceu uma Igreja, revestindo-a com poder para continuar a obra (Mt 8.17; 18.188; Jo 14.16; At 1.1-2; 2.1-4);
  • Início, término e duração: Da primeira à segunda vinda de Jesus; começa na crucificação e termina na primeira fase da segunda vinda;
  • Elemento estranho: Incredulidade, rejeição, apostasia e perseguição.
  • Fracasso: Rejeição a Cristo (Jo 5.40, At 3.19-26) e apostasia da Igreja visível (II Tm 3.1-8);
  • Juízo: Grande Tribulação (Mt 24.21). O fim desta dispensação será o juízo de Deus sobre todos os incrédulos e nações durante a Grande Tribulação e o reino do Anticristo;
  • Situação do homem após o fracasso: Homem destituído da Graça de Deus;
  • Curiosidades da dispensação: Tal qual Moisés foi mediador da aliança mosaica, assim Cristo é o Mediador da Nova Aliança (Hb 8.6; 9.15; 12.24). Com a vinda de Jesus, a Antiga Aliança terminou (Rm 10.4; Gl 3.19). Na Dispensação da Graça, Deus fez uma aliança, uma aliança superior às outras, por intermédio do próprio Filho enviado por Deus à humanidade. Toda e qualquer tarefa da Igreja depende exclusivamente da Graça.

 

I - JESUS CUMPRIU TODA A LEI

1 - Um compromisso com o passado

Quando nosso Senhor começou a ensinar, seu propósito nunca foi o de desconstruir tudo ou não valorizar o passado relativo aos ensinos da Lei e dos Profetas. A expressão “não pensem” revela exatamente isso (Mt 5.17 – NAA). Ora, Jesus sabia que o ensino da antiga dispensação era valioso, verdadeiro, bom e belo. Ele jamais ousara ser um revolucionário, portador de um espírito destrutivo, como o apóstolo Paulo também não (cf. Rm 3.31). Assim, aprendemos, com Jesus, que não é possível construir um futuro bom se não preservarmos as coisas boas que os antigos nos legaram.

A revelação da lei de Deus, como expressão objetiva da sua vontade, encontra-se registrada nas Escrituras. Esse registro, que começou nos tempos de Moisés, fala-nos da lei que Deus deu a Adão e também aos seus descendentes. Essa lei foi revelada ao longo do tempo e dependendo das circunstâncias e da ocasião em que foi dada, possui diferentes aspectos, qualidades ou áreas sobre as quais legisla.

Jesus foi bem direto, com palavras doces e suaves, logo no inicio do Sermão do Monte, no entanto, não demorou muito para que viesse tocar na ferida, no ponto fraco dos judeus da época, que era justamente no fato deles interpretarem de forma errada a Lei recebida de Deus.

Jesus seguiu em rota de colisão com a frieza, negatividade e legalismo dos fariseus e escribas. Sua intenção não foi desfazer ou fazer com que desacreditassem da Lei, mas sim Ele a defendeu daqueles que interpretavam os artigos santos de forma a favorecê-los. O grande problema foi que Jesus não fazia parte de nenhum dos grupos ditos interpretes, praticantes ou defensores da Lei, por isso a resistência aos seus ensinos sofreu oposição.

Fora isto, havia a questão do comportamento e postura de Jesus diante dos escribas, fariseus e do povo, pois além de confrontar a interpretação equivocada deles em relação a Lei, juntava-se a publicanos, pecadores, leprosos e a todos aos excluídos, além de apresentar ensino que transitavam entre a própria Lei e a Graça, recém apresentada ao mundo.

Dia a dia Jesus ensinava e pregava, sempre com o cuidado de nunca ferir os preceitos mosaicos. Para tanto não se apresentava como um pregador ou mestre de novidades, revolucionário, pelo contrário, o que queria realmente era organizar tudo o que os religiosos da época distorceram. Fez isso com amor, brandura, compaixão, sinceridade, prudência e sabedoria.

Na verdade, é inadmissível que homens defendam ou apresentem como condição essencial para salvação alguns dos duzentos e quarenta e oito mandamentos positivos, chamados de prescrições para uma vida saudável e agradável a Deus (248 – total de ossos humanos, segundo entendimento e tradição judaica) ou ainda os trezentos e sessenta e cinco mandamentos negativos, conhecidos como proibições, para se evitar (365 – representação de cada dia do ano).

A lei nunca teve por função, em nenhum momento da história, proporcionar salvação. O seu único objetivo sempre foi apontar o erro, o pecado e o distanciamento dos hebreus, além de regular suas vida social, política, religiosa e diplomática, uma vez que incluía a relação, atendimento e socorro aos estrangeiros. Diante de tudo isto alimentava a esperança e preparava o coração dos filhos de Abraão para o advento do tão esperado Messias.

 

2 - Jesus não veio destruir a Lei

Para muitos opositores, Jesus era um agitador, revolucionário, destruidor da tradição recebida (Jo 5.15). Por isso, nosso Senhor foi alvo de falsas acusações pelos seus críticos (Mt 26.59-61). Entretanto, os Evangelhos deixam claro que Jesus ensinou sobre a justiça conforme o que Moisés, a Lei e os profetas ensinaram. No lugar de enfraquecer a Lei, Ele devolvia o verdadeiro sentido dela, já abandonado pelos mestres judeus (Mt 8.4; Mc 7.10; Lc 16.31; Jo 5.46 ). Jesus enfatizou o sentido perfeito da Lei (Mc 7.5-13). Ele mesmo, a continuação da revelação divina, mostrava que essa revelação é progressiva para a perfeição , não retrógrada nem estática. Nesse sentido, a fé e o ensino da Palavra de Deus devem nos levar ao verdadeiro crescimento espiritual, com o bem ensinou o salmista (SI 1.2,3; 119.1,97 ).

Jesus não veio destruir a Lei ou tampouco veio somente para cumprir ou dar continuidade, ideia essa defendida por alguns estudiosos. Também não veio para abolir de fato e de direito todos os artigos da Lei para introduzir a Graça, conforme outra ideia de pensamento. Na verdade, Jesus veio para honrar a Lei, muitos mais do que todos os judeus em toda a história juntos.

Tanto que Jesus se posicionou claramente a favor da Lei, quando disse: Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo” (Mt 5.17 – NTLH). Entretanto, rejeitou com veemência as ordenanças e obrigações impostas pela tradição judaica. E para que não ficasse dúvida ainda declarou que o Pentateuco, escrito por Moisés e inspirado por Deus, era essencial para sua vida e Seu ministério (Mt 5.18-19), pois nem um “i” ou “til” passaria até que tudo fosse cumprido.

 

3 - Jesus cumpriu e aperfeiçoou a lei

O verbo “Cumprir” (Mt 5.17), do grego plêroô, traz a ideia de tornar cheio, completar, encher até o máximo fazer abundar, fornecer ou suprir liberalmente. Assim, a perspectiva pela qual Jesus cumpriu a Lei é que Ele lhe deu perfeição, conforme nos revela essa expressão: “[…] foi dito aos antigos: […] Eu, porém, vos digo” (Mt 5.21,22). Ora, em momento algum Jesus conflitou com as Escrituras do Antigo Testamento, mas as harmonizou plenamente. Por isso, diferentemente dos escribas e fariseus, que usavam da Lei para abusar do povo (Mt 23.4; Lc 11.4 6 ), o Senhor Jesus a aperfeiçoou (Mt 5.19). O que era visto com a sombra cedeu espaço para a realidade do pleno cumprimento profético (Lc 4.16 -21). Em Jesus, o que era visto por meio do Decálogo e dos profetas, concretizou-se fielmente em nosso Senhor, conforme nos revela o escritor aos Hebreus (Hb 1.1-3).

Jesus primeiramente resgatou a Lei e a apresentou aos judeus sedentos de uma interpretação correta, sadia e santa, cumprindo todos os artigos em Si mesmo, aperfeiçoando o entendimento dos ouvintes e pondo fim à sombra, pois a tudo ao que a Lei apontava (Messias), estava ali materializado em sua pessoa. Acabou a sombra e começou a realidade.

A Lei sempre foi necessária, na história dos judeus, por isso foram várias as oportunidades que em que houve ações para que fosse resgatada, o caso que mais marcou Israel aconteceu após a reconstrução dos muros de Jerusalém.

Os judeus estiveram por muito tempo distantes e alheios aos ensinos da Lei Mosaica. A situação espiritual dos que não foram levados cativos para a Babilônia e dos que retornaram pedia um urgente avivamento. Para o ajuntamento não houve convocação, tampouco uso da força ou violência, pois todo o povo se ajuntou espontaneamente e praticamente exigiram o ensino. Pediram a Esdras que trouxesse o livro da Lei, estavam com sede da Palavra.

A leitura, explicação e ensino foram a base para o grande avivamento entre os judeus, pois buscaram a Deus, foram renovados e demonstraram interesse pela Lei. Neemias entendeu que aquela tarefa era tão urgente e necessária quanto a reconstrução da cidade, por isto envolveu todos no trabalho, principalmente os levitas (11.1). Os ensinadores também foram renovados, capacitados, muitos deles resgatados e outros seriam apresentados a tradição judaica, pois até aquele momento conheciam somente a cultura babilônica, mas o principal estava sendo revelado e eles manejaram bem a Lei (I Tm 2.15)

 

II- A LETRA DA LEI, A VERDADE DO ESPÍRITO

1 - O que a expressão “letra da Lei” significa?

De acordo com as cartas de Paulo, a expressão “letra da Lei” diz respeito ao Antigo Concerto. Essa letra expressa os desígnios de Deus em forma de proibições escritas que revelam o pecado e levam à condenação, como nos mostra Romanos 7.7-25. Em suma, dominado pela fraqueza da carne e sem força, o homem seria levado à morte diante da letra da Lei. A função da Lei é mostrar a malignidade do pecado e a impossibilidade do homem em salvar-se. Nesse sentido, ela serviu com o paidagôgos (do grego), isto é, um pedagogo, um guia, que nos levou a Cristo (Gl 2 4). Um exemplo que revela essa função é a relevância dos profetas do Antigo Testamento para despertar o povo ao verdadeiro arrependimento diante de Deus. Entretanto, o judaísmo transformou a “letra da Lei” em um sistema de normas frias e sem vida.

O apostolo Paulo sempre entendeu a Lei como boa, sempre cumprindo seu papel pedagógico, que era o de levar o homem caído até Jesus. Em seu entendimento a Lei dada por Deus não matava o homem e que não era imperfeita, apesar de expor suas fragilidades, mas sim o que matava e por vezes invalidava o que chamavam de Lei, eram justamente as interpretações corrompidas impostas pelos lideres judaicos, que gerava morte e não levava à salvação.

Tanto é que a Lei era vista como a própria Palavra e vontade de Deus, perfeita (Sl 19.7), por isso Jesus a cumpriu, mostrando assim sua necessidade, todavia, no ato do cumprimento, a partir de então ela não teria mais fundamento para o homem, pois a Graça revelada assumiria o papel de aproximar criatura e Criador.

 

2 - A perspectiva teológica da Lei

Para os judeus, a Lei apresentava sua completude por meio de uma tríplice divisão: moral, cerimonial e judicial. A Lei Moral envolve os Dez Mandamentos (Êx 20.1-17); a cerimonial refere-se à adoração do povo de Deus no Tabernáculo e, posteriormente, no Templo (Êx 25.1-31.17); a judicial tem a ver com diversas responsabilidades civis (individuais e sociais) (Êx 21.1-23.19). Pelo sistema da antiga Lei, havia um falso entendimento de que o homem poderia viver de maneira justa segundo o seu próprio mérito e que, por isso, seria possível salvar-se. Ora, o apóstolo Paulo refutou sabiamente esse falso entendimento (G1 2.16; Tt 3.5). Em suas cartas, o apóstolo deixou bem claro que o Senhor Jesus cumpriu toda a Lei e que, por isso, pôs fim ao Sistema de Lei Mosaico, de modo que Ele oferece um novo e vivo caminho para se chegar a Deus (Jo 14.6; Hb 10.19,20), uma nova aliança que concede justificação e paz ao salvo (Rm 5.1).

 

a) Lei cerimonial:

Esse tipo de lei está especificamente relacionado à adoração de Israel (ver, por exemplo, Lv 1.1-3). Seu objetivo principal era apontar para Jesus Cristo. Portanto, não era mais necessária após sua morte e ressurreição.

 

b) Lei civil:

Esse tipo de lei regulava a vida cotidiana de Israel (ver Dt 24.10-11, por exemplo). Como a cultura e a sociedade daquela época eram radicalmente diferentes do mundo moderno, algumas de suas diretrizes não podem ser especificamente obedecidos. Os princípios porém devem guiar nossa conduta.

 

c) Lei moral:

Esse tipo de lei e constituído pelos mandamentos diretos de Deus, por exemplo, os Dez Mandamentos (Ex 20.1-7). Exige uma rigorosa obediência e revela a natureza e a vontade divina. Anda se aplica a nós atualmente. Devemos obedecer a essa lei moral, não para alcançar a salvação, mas para viver de uma forma que seja agradável a Deus”.

 

Não tem como falarmos da perspectiva teológica da Lei sem mencionarmos alguns de seus artigos:

  • Os dez mandamentos;
  • A temida circuncisão:
  • Sobre os servos e homicidas;
  • Sobre os que amaldiçoam os pais e ferem qualquer pessoa;
  • Sobre as propriedades;
  • Imoralidade e idolatria;
  • Testemunho falso e injustiça;
  • Ano do descanso e o sábado;
  • As três festas;
  • Toda a preocupação com o Tabernáculo/Templo
  • Arca da aliança
  • Disposição dos objetos, enfeites no Tabernáculo/Templo
  • O propiciatório;
  • Cortinas do Tabernáculo/Templo;
  • Tábuas do Tabernáculo/Templo;
  • Véus do Tabernáculo/Templo;
  • O altar dos holocaustos;
  • O pátio do Tabernáculo/Templo;
  • As vestes sacerdotais;
  • Urim e Tumim;
  • A lâmina de ouro puro;
  • Os sacrifícios e as cerimônias de consagração;
  • O altar do incenso;
  • O resgate das almas;
  • A pia de cobre;
  • O azeite da santa unção;
  • O incenso santo;
  • A coberta de pele e as tábuas;
  • Os véus e as colunas;
  • A mesa;
  • Os holocaustos;
  • A oferta de manjares;
  • Os sacrifícios de paz e da graça;
  • Os sacrifícios pelos erros dos sacerdotes;
  • Os sacrifícios pelos erros do povo;
  • Os sacrifícios pelos erros de um príncipe;
  • Os sacrifícios pelos erros de qualquer pessoa;
  • Os sacrifícios pelos pecados ocultos;
  • Os sacrifícios pelos sacrilégios;
  • Os sacrifícios pelos pecados de ignorância;
  • Os sacrifícios pelos pecados voluntários;
  • A expiação dos pecados;
  • A expiação da culpa
  • Sobre a gordura e o sangue;
  • Animais impuros e puros;
  • As porções reservadas aos sacerdotes;
  • As purificações após o parto;
  • Acerca da lepra e da sua cura;
  • As imundícies do homem da mulher;
  • Hierarquia sacerdotal;
  • Uniões ilícitas;
  • Uniões abomináveis;
  • Sobre os diversos crimes;
  • Instruções acerca das lâmpadas com azeite puro batido, instrução;
  • O ano do descanso;
  • Coisas consagradas;
  • Sobre os votos;
  • Sobre os levitas;
  • Sobre o adultério;
  • Nazireado e etc.

 

3 - A Lei e a verdade do Espírito

Nosso Senhor cumpriu todo o Antigo Testamento, obedecendo perfeitamente à Lei, cumprindo os tipos, sombras, símbolos e profecias. A causa dessa realidade perfeita é a morte substitutiva de Jesus e, por isso, hoje, os cristãos são declarados justos pelo mérito da obra de Cristo (Rm 3.21-26; 10.4). Em conformidade com esse evento salvífico, o apóstolo Paulo diz que a letra mata, mas o Espírito vivifica (2 Co 3.6). Isso mostra que o Novo Concerto revelou-se na pessoa de Jesus, que gera vida, e não mais na letra pesada da Lei, que gera morte (Rm 6.23). Ou seja, de um código exterior de normas para um código interior e dinamizado na vida pelo Espírito; de palavras registradas em tábuas de pedra para palavras cravadas no coração. O Espírito Santo traz vida em Cristo e grava a vontade de Deus em nossa consciência e coração (Rm 8.2; 1 Co 15.45 ; 1Tm 1.5).

A Antiga Lei, gravada em pedras, quando confrontada com a verdade do Espírito revelada em Jesus, realmente ficava muito aquém de sua missão principal que era oferecer salvação, pois mostrava o erro, a doença, o pecado, mas em nenhum momento apresentou a salvação, a cura ou esperança. Já a Graça revelou a esperança para a cura da doença crônica da humanidade, o pecado, por intermédio do Sangue de Jesus.

 

4 - Qual é o propósito da Lei para os discípulos de Cristo?

Vimos que Jesus cumpriu toda a Lei. Nesse sentido, cabe perguntar: há propósito da Lei para os cristãos? O apóstolo Paulo responde essa questão mostrando que a Lei é santa (Rm 7.12), está estabelecida (Rm 3.31), se cumpre no amor (Rm 13.8-10; Gl 5.14) e opera atualmente por meio do Espírito Santo, que dinamiza a vida interior do cristão (Rm 8.2,9; Gl 5.6,25). Portanto, é Jesus Cristo quem impacta, aperfeiçoa e, por meio do Santo Espírito, implanta no interior do crente o verdadeiro sentido da Lei (Gl 4.3-7).

Portanto, o Antigo Testamento, local onde a Lei foi inserida, sempre testificou a respeito da obra e pessoa de Jesus, não podendo de forma nenhuma ser desprezado ou colocado à parte em relação ao Novo Testamento, como muitos costumam fazer, na tentativa de invalidar a eficácia da Lei para salvação.

No Antigo Testamento temos a promessa da restauração da humanidade e no Novo Testamento temos o fiel cumprimento das revelações de Deus, portanto um não pode ser preterido em relação ao outro. Ambos se completam e são necessários para entendermos o plano, o agir e a vontade de Deus para nossas vidas.

 

III- A JUSTIÇA DO REINO DE DEUS

1 - Quem é grande no Reino de Deus?

Mateus 5.18,19 mostra que são considerados ‘‘grande no Reino de Deus” os que se acham fiéis e cumpridores de toda a lei de Cristo. Consequentemente, são rebaixados à condição de menores os que negligenciam, removem, separam, violam o menor dos mandamentos de Deus e não atentam para a sua instrução, quer por omissão, quer por transgressão. Assim, como discípulos de Cristo e cidadãos do Reino de Deus, devemos cumprir e ensinar a lei divina a partir do poder do Espírito Santo que transforma, aperfeiçoa e concede-nos graça e verdade (Jo 1.16,17).

Aquele que violar alguns dos mandamentos e os ensinar a outros, será considerado o menor no Reino do Céu (cfe Mt 5.20 – NTLH). Por outro lado, quem obedecer à Lei e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado grande. Certamente a Igreja faz parte deste grupo, pois ensina corretamente, sem violar nenhum dos mandamentos, por menor que seja. No entanto, é importante frisarmos que necessitamos de orientações, estrutura e capacitação para darmos continuidade a obra de Deus.

A grandeza da Igreja não é fruto de suas realizações, conhecimentos, lideranças ou posições, mas sim é vista no momento em que guarda o mandamento de Deus e os ensina de forma correta ao pecador.

 

2 - A Justiça do reino de Deus

A compreensão da justiça do Antigo Testamento, baseada no binômio lei-obra, gerou orgulho pessoal e confiança nas próprias ações dos judeus para justificarem a si mesmos. No Novo Testamento, há exemplos a esse respeito: o jovem rico que agiu assim para atingir o supremo bem (Mt 19 .16 -26 ); o fariseu que, por meio de sua justiça própria, achava-se melhor que o publicano (Lc 18.9-17); o sacerdote e o levita que, firmados numa justiça própria, não atentaram para a aflição do próximo (Lc 10.25-37). Mas Jesus ensina aos seus discípulos que a nova justiça no Reino de Deus é interior, moral e espiritual e não se trata mais daquela velha justiça exterior, cerimonial e legalista. Por isso, a justiça exigida pelo Senhor Jesus aos seus discípulos é superior à dos escribas e fariseus. É uma justiça mais sublime, elevada e interior. Essa justiça só pode ser obtida mediante a fé, nos permitindo viver de maneira justa e piedosa (Rm 3.21,22; Rm 8.2-5) e, assim, entrar no Reino de Deus.

O caráter justo de Deus aliada a sua iniciativa em proporcionar o homem o direito a salvação e por fim o ato de dar a possibilidade, ao pecador, de se tornar um justo se constituem nos elementos básicos que caracterizam a justiça de Deus. É a maneira justa como Deus justifica o injusto através do seu proceder, maneira e modo de agir.

É verdade que Deus salva o homem porque o ama. Mas Ele deve fazê-lo de um modo que esteja de acordo com sua justiça, proceder, padrão moral, método, dignidade e majestade. Por isto podemos dizer que não importa a condição que esteja o homem, na mentira, no engano, no crime, na prostituição ou em outra situação, todos terão direto a salvação, mas devemos ter ciência de que todos estavam destituídos da glória de Deus.

A operação da justiça gera a paz e mesmo neste mundo corrompido e desvirtuado da verdade é possível contemplar a aplicação desta regra, porém a paz somente reinará durante o reinado milenial de Cristo, pois será o governo perfeito sobre a face da Terra, onde a justiça e paz se beijarão (Sl 85:10).

 

CONCLUSÃO

Jesus não veio para desfazer a Lei, nem viveu com um legalista. Porém, soube conservar o que havia de bom na antiga Lei, dando-lhe uma nova dinâmica de vida. Nosso Senhor deseja que nossas vidas sejam elevadas espiritualmente, semelhantes ao caráter e conduta dEle, deixando de lado toda frieza espiritual e, aquecidos pelo Espírito Santo, abraçando o verdadeiro Evangelho do Senhor Jesus Cristo.

 

Referências

A Lei – a igreja foi liberta. Disponível em: http://ailtonsilva2000.blogspot.com/2011/03/lei-igreja-foi-liberta.html. Acesso em 14 de abril de 2022

A mensagem do reino de Deus. Disponível em: http://ailtonsilva2000.blogspot.com/2011/07/plano-de-aula-e-resumo-dos-subsidios.html#more. Acesso em 14 de abril de 2022

Bíblia de estudo aplicação pessoal. CPAD, 2003

Bíblia de Estudo Temas em Concordância. Nova Versão Internacional (NVI). Rio de Janeiro. Editora Central Gospel, 2008

Bíblia Sagrada. Nova tradução na linguagem de hoje. Barueri (SP). Sociedade Bíblica do Brasil, 2000

Bíblia Sagrada – Harpa Cristã. Barueri, SP. Sociedade Bíblica do Brasil, Rio de Janeiro. Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2003

Gomes, Osiel. Os valores do Reino de Deus. a relevância do Sermão do Monte para a igreja de Cristo.  Casa Publicadora das Assembleia de Deus. Rio de Janeiro, 2022

Neemias: como sair do anonimato? Capítulo 10. Disponível em: http://ailtonsilva2000.blogspot.com/2014/10/neemias-como-sair-do-anonimato-capitulo.html. Acesso em 14 de abril de 2022

O reino de Deus através da Igreja. Plano de aula. Disponível em:

http://ailtonsilva2000.blogspot.com/2011/07/plano-de-aula-e-resumo-dos-subsidios_27.html#more. Acesso em 14 de abril de 2022


Por: Ailton da Silva - 12 anos (Ide por todo mundo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário