“Eu sei as tuas obras, Éfeso (Ap 2.2)”.
“Eu sei as tuas obras, Esmirna (Ap 2.8)”.
“Eu sei as tuas obras, Pérgamo (Ap 2.13)”.
“Eu sei as tuas obras, Tiatira (Ap 2.19)”.
“Eu sei as tuas obras, Sardes (Ap 3.1)”.
“Eu sei as tuas obras, Filadélfia (Ap 3.8)”.
“Eu sei as tuas obras, Laodicéia (Ap 3.15)”.
“EU TAMBÉM SEI AS TUAS OBRAS, ANTICRISTO, FALSO
PROFETA E DRAGÃO”.
Mas quais
·
Seu ódio a Cristo (Ap 12.13);
·
Seu ódio ao povo de Deus (12.17);
·
Seu poder e autoridade (13.2);
·
Sua popularidade entre os incrédulos (13.4);
·
Sua blasfêmia contra Deus (13.6);
·
Sua guerra contra os crentes (13.7);
·
Sua habilidade de enganar (13.14).
Jesus não será supreendido por um plano audacioso
ou inovador por parte do Maligno, mesmo porque toda e qualquer ação não depende
dele, mas sim do “detentor” (I Ts 2.7), que em cumprimento à sua missão, não
permite a manifestação total do Anticristo, antes do momento certo.
João
afirmou em sua carta, que muitos homens tentaram antecipar a retirada do
detentor, pois almejavam o titulo de anticristo (I Jo 2.18). Eles foram os
percussores, que consciente ou inconscientemente prepararam o caminho para a
manifestação do homem do pecado, o filho da perdição (II Ts 2.3).
Alguns destes
homens fiizeram de tudo para serem conhecidos ou reconhecidos como tal, mas
falharam em suas tentativas. Dos tais a maior lembrança que temos não são,
propriamente seus feitos malignos, mas o fim de cada um (Dn 11.45). Foram muitos,
mas um em questão é digno de registro, devido a sua crueldade com que tratou as
coisas e o povo de Deus, refiro-me a Antíoco Epifânio (215-162 a .C.), retratado por
Josefo:
Depois de saquear toda a cidade, mandou matar uma parte dos habitantes e
levou dez mil escravos com suas mulheres e filhos. Mandou queimar os mais belos
edifícios, destruiu as muralhas e construiu, na Cidade Baixa, uma fortaleza com
grandes torres, as quais dominavam o Templo, e lá colocou uma guarnição de
macedônios, entre os quais estavam vários judeus, tão maus e ímpios que não
havia males que não infligissem aos habitantes.
Mandou também construir um altar no Templo e ordenou que lá se sacrificassem
porcos, o que é uma das coisa mais contrárias à nossa religião.
Obrigou então os judeus a renunciar o culto ao verdadeiro Deus e a
adorar os seus ídolos, e ordenou que se construíssem templos para eles em todas
as cidades, determinando que não se passasse um dia sem que lá se imolassem porcos.
Proibiu também aos judeus, sob graves penas, circuncidar os filhos, e nomeou
fiscais para saber se eles estavam observando as suas determinações e as leis
que ele impunha e obrigá-los a isso, caso recusassem obedecer.
A maior parte do povo obedeceu, voluntariamente ou por medo, mas essas
ameaças não puderam impedir aos que possuíam virtude e generosidade de observar
as leis de seus pais.
O cruel príncipe os fazia morrer por meio de vários tormentos. Depois de
os mandar retalhar a golpes de chicote, a sua horrível desumanidade não se
contentava em fazê-los crucificar, mas, enquanto ainda respiravam, fazia
enforcar e estrangular perto deles as suas mulheres e os filhos que haviam sido
circuncidados. Mandava queimar todos os livros das Sagradas Escrituras e não
poupava ninguém na casa em que os encontrava. JOSEFO (Livro Décimo Segundo, capítulo 7).
Assolação, profanção,
perseguições, proibições, assaltos, restrição religiosa, mortes e traições. O que
poderiam pensar os judeus? Cumprimento da profecia de Daniel? O chifre pequeno
(Dn 7.8)? Ou o início e fim do periodo de sofrimento e tribulações (Dn
8.13-14)? Ou nada disto, pois se tratava somente de mais um maquiavélico
personagem que ousou, um dia, se intitular ou sua intenção fosse que a própria
história se encarregasse de conceder-lhe tal título.
Mesmo há de se
frisar que todos os teus atos foram permissões, pois estava afligindo a
propriedade particular de Deus (Ex 19.5), portanto não haveria como ele se
imaginar senhor da situação.
Todas as obras dos
percussores foram e são conhecidas de Deus, da mesma forma os atos daquele que
há de se manifestar como a personificação do mal. Se as obras deste foram detalhadamente
reveladas ao homem através da Palavra, não teria o porque não imaginarmos que
Deus não estivesse no controle de tudo aquilo que aconteceu em Jerusalém, nos
idos de Antíoco Epifânio?
Portanto, Deus
jamais se surpreenderá com alguma atitude do homem, seja ele um dos percussores
ou o próprio filho da perdição, o filho do pecado, que há de se levantar para
se opor a tudo o que é de Deus.
Referências:
Bíblia
de estudo aplicação pessoal. CPAD, 2003
Bíblia
Sagrada: Nova tradução na linguagem de hoje. Barueri (SP). Sociedade Bíblica do
Brasil, 2000
Bíblia
Sagrada – Harpa Cristã. Baureri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, Rio de
Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 2003
JOSEFO, Flávio. História dos
Hebreus. De Abraão a queda de Jerusalém. 8ª Ed. Traduzido por Vicente Pedroso.
Rio de Janeiro. CPAD, 2004
Por: Ailton da Silva
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