“ACERCA DO TRONO BRANCO” (grifo meu)
O trono do presente
texto, é grande! É de vastíssimas dimensões enchendo o campo inteiro de nossa
visão; expulsa da vista todos os outros elementos. Ameaça; deixa a mente
atônita. Trata-se de um infinito julgamento, diante do qual está que é finito:
o pobre humano, morto.
O trono é branco!
Resplandece de pureza e de santidade, o que exige justiça! Castigo! Julgamento!
Purificação! Retribuição! Tudo isso descreve uma cena fora da história humana!
É o juízo Final!
“CONDUÇÃO DO JULGAMENTO” (grifo meu)
[...] O Filho se
assentará juntamente com o Pai, em seu trono, para julgar. Mas o Pai é quem
figura majestaticamente em todas as seguintes referências: (At 17.31; Hb 1.3;
Ap 4.2, 9; 5.1, 7, 13; 7.10; 19.4; 21.5), e por meio de Jesus todos ali serão
julgados (Jo 5.22).
Duas classes de seres,
ali serão julgados: “...os grandes” (os anjos caídos). 2Pd 2.4; Jd v.6, e os
“...pequenos” (os homens em sentido geral). Sl 8.5; Hb 9.27. Todos ali
“...postos em pé” diante do trono.
“HAVERÁ INOCENTES DIANTE DO TRONO” (grifo meu)
Existe uma pergunta no
meio da cristandade [...], “como serão julgados aqueles que morreram sem ouvir
o Evangelho?”. Essa pergunta quando dentro da lógica da visualização do homem
pode ultrapassar qualquer possibilidade de entendimento da mente humana. Mas é
evidente que, Deus tem falando e vem falando ao homem de “muitas maneiras” (Hb
1.1). Paulo diz que o Evangelho foi “pregado a toda criatura que há debaixo do
céu” (Cl 1.23). Deus pode alcançar através de seus métodos a todos os homens;
vejamos alguns dos métodos de Deus:
(a) DEUS fala através do
Universo: [...] Sl 19.1-4:
[b) DEUS fala através da
percepção: [...] Rm 1.19-20:
[c] DEUS fala através da
consciência: [...] Rm 2.14-16:
[d] DEUS fala através da
vida dos animais: [...] Jó 12.7-9:
(e) DEUS fala através dos
meios geográficos: [...] At 17.30-31:
(f) DEUS fala através dos
sonhos: [...] Jó 33.14-18:
(g) DEUS fala através dos
anjos: [...] Ap 14.6:
(h) DEUS fala através de
seu Filho: [...] Hb 1.1:
(i) DEUS fala através de
sinais e milagres: [...] Hb 2.4a.
Perguntamos agora:
havendo Deus falado tanto e de muitas maneiras, chegará alguém inocente diante
do Grande Trono Branco? (Êx 34.7). Segundo se depreende do significado do
pensamento, aqueles que não viveram de acordo com a (“FÉ”). Rm 4.5-6; Hb 10.38;
serão ali julgados de acordo com as (“OBRAS”). Jn 3.10. Deixemos o assunto com
o Senhor – O Justo Juiz (Dt 29.29; Rm 4.15).
“MORTE E INFERNO. LAR, DOCE LAR”? (grifo meu)
Naturalmente, é provável
que este versículo seja o cumprimento real, daquilo que profetizou Is 25.8, e
citado por Paulo em seu argumento sobre a ressurreição, em 1Co 15.26, onde é
descrito que o “...último inimigo que há de ser aniquilado é a morte”. Isso
significa um triunfo total de Cristo e dos santos. A morte, como aliada do
pecado, será destruída juntamente com o pecado; o Hades não envolverá mais
terrores, para os santos nos céus. Não haverá mais temor da morte (Hb 2.15) ela
não existirá (21.4). O ciclo temível do juízo agora está completamente
terminado. O Anticristo e seu consorte já haviam sido lançados no lago de fogo
(19.20). Satanás sofreu essa mesma sanção (20.10). Agora a morte e o inferno,
são ali lançados. E no versículo 15, chegará a vez dos perdidos. É realmente a
sorte dos ímpios, e todas as gentes que se esquecem de Deus (Sl 9.17). Os anjos
maus foram também ali lançados (Mt 25.41).
“ACERCA DOS SALVOS DIANTE DO TRONO BRANCO” (grifo meu)
É evidente que os salvos,
que comparecerão diante do trono branco, cujos nomes “se encontram no livro da
vida”, não é a Igreja (isso não afasta a possibilidade de ela estar presente,
mas não para ser julgada, e, sim, tomar parte no julgamento), e sim, aqueles
que foram fiéis a Deus durante o Reino Milenial de Cristo. “Diante do Trono
Branco estarão multidões incalculáveis que, durante o Milênio, creram em Jesus
e foram fieis, e permaneceram até o fim. Quando Satanás, pela última vez,
rebelou-se contra Deus, esses não o acompanharam e, agora, estão diante do
Trono Branco, sabendo que seus nomes estão no Livro da Vida”.
“ACERCA DO LAGO DE FOGO” (grifo meu)
1. O Lago de Fogo. É este
o lugar onde o bicho não morre e o fogo nunca se
apaga. (Cf. Mc 9.46). “A
palavra hebraica que descreve este lugar, como no Antigo Testamento, é “Tofete”
(Is 30.33; Jr 7.31-32). Mas a palavra grega é “Geena” (Mt 5.22, 29, 30; 10.26;
23.14, 15, 33). “Geena” refere-se literalmente ao “Vale do filho de Himom”,
vale, este, fora da cidade de Jerusalém que servia de Monturo da cidade e onde
queimavam seus filhos em sacrifícios a Moloque, o deus pagão. Jesus empregou o
termo “Geena” 11 vezes, sempre no sentido literal. Ali sempre havia fogo aceso,
servindo desta maneira para figurar o Lago de Fogo que arde eternamente. A
palavra
encontra-se em Mt 5.22,
29, 30; 23.15, 33; Mc 9.43, 45, 47; Lc 12.5; Tg 3.6. Em cada caso, com exceção
do último, a palavra sai dos lábios do Senhor Jesus em solene aviso das
conseqüências do pecado. Ele descreve como o lugar onde o seu bicho não morre,
e o fogo nunca se apaga. A expressão é idêntica à que temos aqui: “o lago de
fogo”.
Trechos extraídos do livro : Apocalipse - Versículo por Versículo.
Severino Pedro Silva. CPAD.
Por: Ailton da Silva
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