Páginas

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

A Bíblia como um guia para a vida. Plano de aula (Lição 6)

“A sabedoria abre os olhos tanto para as glórias do céu quanto para o vazio da terra”. J. A. Motyer

“A humildade é o selo de autenticidade da sabedoria”. Jeremy Collier

“A convicção de ignorância é a porta de entrada do templo da sabedoria”.  C. H. Spurgeon

 

INTRODUÇÃO

A Bíblia deve ser examinada e obedecida à risca, pois todos os assuntos possíveis e imagináveis foram concentrados em um só volume:

  • Código Comercial;
  • Código Civil;
  • Código de Defesa do Consumidor;
  • Código de Processo Penal;
  • Código Eleitoral;
  • Código Sanitário;
  • Código Tributário;
  • Código Penal Militar
  • Código de Menores - Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • Código de Trânsito;
  • Consolidação das Leis do Trabalho - CLT
  • Código eleitoral
  • Comportamento familiar;
  • Educação financeira;
  • Ética, moral e caráter;
  • Relações e comércio exterior; (importação e exportação e mão de obra estrangeira);
  • Socorro humanitário (socorro a viúvas, órfãos e estrangeiros necessitados) 

Muitos outros escritos foram apresentados aos homens na intenção de guiá-los, mas nenhum deles permaneceu imutável, todos falharam ou falham, e precisaram ou precisam ser atualizados, corrigidos e alterados conforme mudança de conduta e entendimentos dos homens, alguns sequer exercem influência ou são consultados. Com a Palavra de Deus é diferente, continua ativa, influente e imutável.

 

I – A BÍBLIA É UM ALICERCE PARA A VIDA

1. A Palavra de Deus é alicerce.

O tolo que não crê na Palavra se firma na areia, em um fundamento frouxo, com falhas e logo na primeira “tempestade” (Mt 7.25-27) conhece a queda, bem diferente daqueles que estão firmados na Rocha.

 

2. A Palavra de Deus é luz

E disse Deus, em meio às trevas que reinava na Terra:

  • Haja luz;
  • Haja Palavra
  • Haja cruz
  • Haja Bíblia

A Bíblia é a luz que alumia o homem na escuridão (II Pe 1.19), quem não se guia por ela, tropeça e cai. A Palavra é lâmpada para nossos pés, pois nos mostra o agora, nos faz lembrar do passado (de onde saímos), nos revela o porvir e principalmente, neste mundo, nos livra do perigo:

  • Da doutrina de demônios (I Tm 4.1);
  • Dos preceitos de homens (Mt 15.9);
  • Das obras da carne (Gl 5.19-21);
  • Dos falsos profetas e falsos doutores (Mt 24.11; II Pe 2.1);
  • E do pecado (Hb 12.1)

 

3. A Palavra de Deus é imutável

A Bíblia permanece com seu texto “imexível” e inalterado, ao longo da história. Passarão os céus e a terra, mas a Palavra permanecerá (Mc 13.31).

 

II – A BÍBLIA NOS TORNA PESSOAS SÁBIAS

1. O conceito de sabedoria

Mais do que qualquer outra fonte, a Bíblia está recheada de pérolas, bons conselhos que revelam a sabedoria Divina. Estas máximas bíblicas são expressas em linguagem figurada, das mais variadas formas (parábolas, fábulas, enigmas e provérbios), que quando observados e aplicados se revelam como preciosidades na vida daqueles que temem ao Senhor.

Encontramos em toda a Bíblia muitos conselhos que tratam a respeito da sabedoria, não a dos homens, mas a de Deus. É um misto de parecer, juízo, advertência, admoestação, aviso, opinião sobre o que convém fazer, ou não, para facilitar o nosso relacionamento, tanto social quanto espiritual.

Sabedoria é a junção do conhecimento da verdade plena, vinda de Deus, com a experiência do cotidiano, portanto tudo o que for recebido da parte de Deus deve ser colocado em prática em nossas vidas.

 

2. Deus é a fonte da sabedoria

De onde provem tamanha sabedoria? Como ela chega até nós? Porque é dada aos homens de boa vontade? Como conseguimos processar e colocar em prática?  Como recebê-la? Como Deus concede? Quais os critérios por Ele usados para conceder?

Quer sabedoria para vencer as dificuldades e não se render ao Maligno? Esta sabedoria vem de Deus e não tem outra forma de recebermos. Uma grandiosa e necessária concessão divina. Basta pedirmos e ficarmos em posição para recebermos.

Quer vitória ou continuar sujeito as emoções e reféns de reações, vivendo a mercê de suas próprias iniciativas? Sabedoria que vem de Deus não pode ser comparada com a que vem do homem, de forma nenhuma.

 

3. O temor é o principio da sabedoria

Deus é o doador e fonte de toda sabedoria (Jó 28.20; Ef 1.8-9) e o principio dela é o temor ao Senhor (Sl 111.10). 

Temor.........Entendimento.........Sabedoria 

A inteligência, bem diferente da sabedoria, é a capacidade de raciocínio, que faz com que as pessoas pensem rápido e cheguem ao conhecimento e à conclusões de forma bem rápida e por vezes espantosa. Desta forma as pessoas podem se tornar arrogantes, prepotentes e loucas, chegando ao ponto de duvidarem da existência de Deus (Sl 14.1).

O conhecimento adquirido pelo estudo difere da sabedoria vinda de Deus, que é resultado do temor, compreensão, entendimento da plena vontade de Deus para nossas vidas.

 

4. Os benefícios da sabedoria

O que ganharemos se colocarmos em prática a sabedoria vinda de Deus? Pela Palavra somos ensinados, repreendidos, corrigidos e educado em toda justiça, portanto quem ganha e quem perde é justamente o homem, pois a fonte continuará imutável e inatingível.

A sabedoria divina concedida a nós parece absorver a nossa vida ou vice-versa, torna-se parte integrante de nosso viver. Creio que não é tomada, pois Deus jamais agiria como o homem: “toma – devolve, toma – devolve”, se fosse assim certamente seria um tal de “da e toma” sem precedentes, que bagunça na nossa mente e na igreja. O que devemos fazer é cultivar esta sabedoria e colocá-la em prática em prol do crescimento do reino de Deus e nunca em favor ou questões próprias.

Devemos cultivar a sabedoria em nossos relacionamentos diários, mesmo com a dificuldade gritante e o grande abismo que existe entre o nosso falar e o nosso fazer.

 

a) Sabedoria em prática

O então Saulo rogou ao professor Gamaliel (At 22.3) que lhe concedesse a sabedoria necessária para o seu futuro religioso. Ele conseguiu e lhe foi muito útil, mas não para o crescimento do reino, mas sim para impedir a expansão da igreja. A sabedoria terrena recebida por ele para nada serviu senão para perseguir, matar, açoitar, amedrontar e recalcitrar. Sabedoria vinda de Deus não permite tais atitudes.

A sabedoria divina recebida por ele, lhe foi muito útil em vários momentos da vida, durante as suas tribulações, perseguições e enrosco da vida. Quando esteve acuado em Jerusalém (At 22.1-2) resolveu expor sua defesa em hebraico, a língua morta dos judeus, e todos pasmados observavam-no, em sua autoridade e sabedoria. Qualquer outro em seu lugar teria esbravejado, blasfemado em aramaico, grego ou latim. Ele conseguiu calar seus opositores por alguns momentos.

Paulo sabia muito bem que Ananias era o sumo sacerdote, somente não o considerava como tal, pois o envolvimento do chefe religioso com a política de Roma o desqualificava e devido, bem como a nova fé de Paulo que não permitia ou aceitava a figura de um intermediador humano, portanto ele sabia com quem estava falando, mas diante do perigo ele pensou rápido e encontrou uma saída digna de mestre: “Varões irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseu; no tocante à esperança e ressurreição dos mortos sou julgado”, pronto isto foi o suficiente para dividir seus acusadores fariseus, que acreditavam em anjos e ressurreição, dos saduceus, que diferente não acreditavam (At 23.1-8). Com esta atitude, Paulo se livrou da morte certa pelas mãos dos furiosos judeus.

 

III – A BÍBLIA E A PRUDÊNCIA PARA A VIDA

1. O conceito de prudência

Prudência é a virtude que nos faz evitar o mal, é a “razão reta do agir” (Tomas de Aquino).

 

2. A prudência dos justos

A sabedoria é entendida como a compreensão e entendimento da verdade revelada enquanto que a prudência é a pura prática de toda sabedoria recebida da parte de Deus e esta deve ser uma prática de todos aqueles que professam a fé em Jesus como Salvador.

 

3. Os benefícios da prudência.

A prudência é a sabedoria na prática, ela nos faz agir corretamente e sem precipitações, conforme a vontade de Deus. Pela prudência somos desviados do perigo e da posterior queda, bem como somos afastados da rebelião e conduzidos ao caminho da obediência.

 

REFERÊNCIAS

A Bíblia. A revelação de Deus a humanidade. Revista Cristão alerta. Subsídios bíblicos para a Escola Dominical. Ed. 8, 1º trimestre 2022

A importância da sabedoria humilde. Plano de aula. Disponível em: http://ailtonsilva2000.blogspot.com/2014/07/a-importancia-da-sabedoria-humilde.html. Acesso em: 03/02/2022

Baptista, Douglas. A supremacia das Escrituras. A Inspirada, Inerrante e Infalível Palavra de Deus. Casa Publicadora das Assembleia de Deus. Rio de Janeiro, 2021  

Bíblia de estudo aplicação pessoal. CPAD, 2003.  

Bíblia de Estudo Temas em Concordância. Nova Versão Internacional (NVI). Rio de Janeiro. Editora Central Gospel, 2008.  

Bíblia Sagrada. Nova tradução na linguagem de hoje. Barueri (SP). Sociedade Bíblica do Brasil, 2000.  

Bíblia Sagrada – Harpa Cristã. Barueri, SP. Sociedade Bíblica do Brasil, Rio de Janeiro. Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2003.  

O valor dos bons conselhos. Disponível em:  http://ailtonsilva2000.blogspot.com/2013/10/o-valor-dos-bons-conselhos-plano-de-aula.html. Acesso em 02/02/2022


Por: Ailton da Silva - 12 anos (Ide por todo mundo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário