1 TRONO – 2 SINAGOGAS – 1 PROFETIZA
TOLERAR OS MAUS OU
TOLERAR O MAL
ÉFESO – MUITO ZELO DOUTRINÁRIO E POUCA AÇÃO.
TIATIRA – MUITA AÇÃO E POUCO ZELO DOUTRINÁRIO,
TEXTO ÁUREO
“Não vos prendais a um jugo
desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E
que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial?
Ou que parte tem o fiel com o infiel?” (2
Co 6.14,15).
VERDADE PRÁTICA
O verdadeiro amor tudo suporta,
mas não pode tolerar o pecado, porque o amoroso Deus exige santidade e justiça
de seus filhos.
LEITURA EM CLASSE
Apocalipse
2.18-25.
18 E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que
tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao latão reluzente:
19 Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e
a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
20 Mas tenho contra ti o tolerares que Jezabel, mulher que se diz
profetisa, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos
sacrifícios da idolatria.
21 E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se
arrependeu.
22 Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande
tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
23 E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou
aquele que sonda as mentes e os corações. E darei a cada um de vós segundo as
vossas obras.
24 Mas eu vos digo a vós e aos restantes que estão em Tiatira, a todos
quantos não têm esta doutrina e não conheceram, como dizem, as profundezas de
Satanás, que outra carga vos não porei
25
Mas o que
tendes, retende-o até que eu venha.
PROPOSTA DA LIÇÃO
- A igreja conhecida pelo amor imperfeito, pois tolerava o mal;
- Tiatira, cidade rica, mas não tanto quanto Éfeso e Pérgamo;
- Provavelmente o Evangelho chegou em Tiatira, através de Lídia;
- A apresentação de Jesus: Filho de Deus, Onisciente e Supremo Juiz;
- Característica da igreja: obras em demasia, mas sem o amor perfeito;
- Igreja rica, mas tolerante ao mal;
- A presença de Jezabel: indução ao adultério e apostasia;
- O ministério de Jezabel: novo ensino e nova unção, novos métodos;
- Jezabel teve sucesso e induziu muitos a adultério e apostasia.
INTRODUÇÃO
- 1ª Igreja – Éfeso: odiava as práticas dos nicolaítas e não as tolerava;
- 2ª Igreja – Esmirna: suportava os ataques e o sofrimento;
- 3ª Igreja – Pérgamo: negociava a fé, alguns seguiam a doutrina de Balaão e dos nicolaítas e se permitiu receber o abraço do mundo;
- 4ª Igreja – Tiatira: tolerava toda a sorte de ensinamentos. Viveu de aparências e mentiras.
O Maligno estava presente e ativo
na Ásia quando Jesus enviou estas cartas às igrejas:
- Ele tinha sinagogas em Esmirna (2.9)
- Sinagogas em Filadélfia (3.9),
- Um trono em Pérgamo (2.13);
- E uma profetisa em Tiatira (2.20)
De todas as cartas enviadas às igrejas da Ásia Menor, a de Tiatira é a
mais extensa. A
igreja de Éfeso foi elogiada por odiar os maus, a de
Tiatira foi repreendida por tolerar o mal. Na primeira
o amor esteve em falta, enquanto que
na segunda ele abundou, mas
nenhum dos dois amores era perfeito. Tiatira era amorosa, mas tolerou a
presença de uma profetisa que, à semelhança da mulher de Acabe, induzia os
cristãos ao adultério e idolatria.
I. A IGREJA EM TIATIRA
- Tiatira (Sacrifício de Perfume), atual Akhisar (Castelo Branco), pequena e rica. Foi uma colônia macedônica, fundada por Alexandre Magno, para ser um posto militar;
- Foi destruída por um terremoto, mas foi reconstruída com a ajuda de Roma,
- Sua posição geográfica favorecia o intercâmbio comercial entre a Europa e Ásia;
- A cidade não era política e religiosamente importante. Não ostentava a riqueza de Éfeso, tampouco a importância de Pérgamo, mas soube usufruir do progresso que Roma trouxe a região;
- Sua singularidade residia no aspecto comercial, na sua produção de têxteis;
- Conhecida pela produção de púrpura, tinta usada em tecidos (At 16:14), além de roupas, artigos de cerâmica, bronze, etc;
- Era sede de várias associações importantes de comércio, as quais os cristãos, alguns comerciantes, se associavam, para manterem suas atividades. Nas reuniões eram servidos banquetes sacrificados a ídolos e sempre se findavam com prostituição, desta forma era comprometida à espiritualidade, pois a idolatria estava presente na prática comercial, mas eles não tinham opção, ou participavam dos esquemas ou perdiam dinheiro. Deveriam ser santos ou espertos?
- Possuía vários templos e santuários religiosos dedicados a deuses e deusas (Apolo, Tirimânios, Ártemis e a sibila Sambate). As figuras femininas favoreceram o trabalho de Jezabel.
- É bem provável que o Evangelho tenha chegado a Tiatira através de Lídia. Evangelizada por Paulo em Filipos, retornando à sua cidade natal como portadora das Boas Novas de Salvação (At 16.14);
- Rivalizava com Éfeso pela dedicação ao serviço cristão e pela presença do amor, mas a doutrina praticada não foi validada por Cristo;
- Preservou a fé que estava em perigo em Pérgamo, devido à mistura;
- A semelhança de Esmirna, resistiu com paciência à tribulação;
- Era operosa, marcada pela fé, perseverança (ou paciência triunfadora), mas não era fiel.
- Passava pelas provas com firmeza e era notório o seu progresso espiritual;
- Suas últimas obras foram mais numerosas que as primeiras;
- Mas não foram capazes de resistirem às tentações comerciais, pois muitos eram profissionais atuavam nesta área;.
- A igreja não sofria perseguição religiosa, mas o perigo residia entre eles, Jezabel, que pelos seus ensinos conduzia os cristãos a idolatria e prostituição, para assim conhecerem as coisas profundas do Maligno, os seus segredos profundos, fundamentando-se no gnosticismo;
- Igreja profana, decadente espiritual e tolerante com o pecado.
II. A IDENTIFICAÇÃO DO DESTINATÁRIO (OU REMETENTE)
1. FILHO DE DEUS.
Jesus se apresentou, ao anjo da
igreja, como o Filho de Deus (Ap 2.18, cfe 1.13), igual ao Pai (Jo 5.18; Fp
2.6; Ap 2.18), o cabeça da Igreja. Foi preciso se revelar desta forma para
combater os ensinamentos contrários à sua natureza divina, que estavam
presentes naquela igreja.
A sua Divindade (Filho de Deus) e
Onipresença (pés semelhantes ao latão reluzente) foram destacadas na carta para que a principal divindade de
Tiatira fosse afrontada, Apolo (o deus-sol, filho de Zeus).
2.
ONISCIENTE.
Jesus
sabia muito bem o que se passava na igreja de Tiatira, pois nada fica oculto
aos seus olhos (Jo 2.25; 16.30) que são “como chama de fogo” (Ap 2.18).
A
igreja de Tiatira estava tolerando a impureza e caindo na imoralidade, por isto
Jesus se apresentou desta forma. O que poderia escapar diante de seu olhar? Ele
conhece as obras (Ap 2.19) e as intenções (Ap 2.23).
Em Tiatira,
Apolo (deus-Sol) era considerado a fonte de poder, mas João apresentou Jesus
com olhos como chama de fogo, capaz de purificar as impurezas e para deixar o metal limpo
e flexível para o Grande Artífice.
3.
SUPREMO JUIZ.
O poder
judiciário do Filho de Deus é simbolizado pelo bronze polido de seus pés. Ele é
o Juiz Supremo, porque todas as coisas foram-lhe confiadas pelo Pai (Jo 5.22;
Ap 2.18). Jezabel e os que com ela adulteravam receberiam suas sentenças (Ap
2.22-24).
Os pés
semelhantes ao bronze polido (Ap 2.19), transmite a idéia de autoridade, força
e estabilidade, para julgar seus inimigos, pois tudo está debaixo
de seus pés, as forças da natureza, os demônios, enfermidades e a morte.
Tiatira
seria disciplinada pelo Supremo Juiz para servir de exemplo para que as outras igrejas
não cometessem os mesmos erros
III. UMA IGREJA RICA EM OBRAS
1.
AMOR.
As qualidades de Tiatira foram
destacadas por Jesus, pois eram tão ricos em obras quanto Éfeso e tinham todas
as condições pa.ra seguir os passos de Esmirna, mas mesmo demonstrando amor a
Deus, estavam muito distantes do padrão alcançado por Filadélfia.
O erro da igreja não foi a falta
de amor, mas sim a tolerância ao erro, já que as suas últimas obras foram superiores
as primeiras, contrastando com as obras da Igreja de Éfeso.
2.
SERVIÇO.
Tiatira
evangelizava, socorria os mais necessitados e tudo fazia para expandir o Reino
de Deus. Erguia-se como exemplo para as demais igrejas, porém o seu amor carecia
de perfeições (1 Co 13.1-13).
A igreja trabalhava muito mais
do que no inicio da carreira, mas não havia vigilância em todo este seu labor.
Tiatira demonstrou muita ação e pouco zelo doutrinário, enquanto que Éfeso
demonstrou muito zelo doutrinário e nenhuma ação.
3.
FÉ.
Por suas
obras, Tiatira demonstrou sua fé (Tg 2.18). A confiança em Deus era bem
fundamentada, pela qual poderiam realizar o impossível e demonstravam sua perseverança.
4.
PACIÊNCIA.
A
paciência, virtude pela qual suportamos o insuportável (Rm 5.4), pois mesmo
diante das lutas, somos sabedores que Jesus sempre nos dá o escape no momento
oportuno (1 Co 10.13). Esta certeza mantém a nossa constância, estabilidade e perseverança
em meio ao labor e ao sofrimento.
5.
ABUNDÂNCIA EM OBRAS.
O anjo
da igreja em Tiatira esforçava-se no trabalho, tanto que suas últimas obras
foram mais abundantes do que as primeiras (Ap 2.19), por isto foi elogiado por Jesus.
A igreja seguiu o mesmo caminho, pois se tornou mais ativa no serviço,
agradando a Deus, mas a falha foi vista na tolerância (Ap 2.20). Eles
confundiram amor com tolerância e aceitaram os ensinos que os levariam a
prática da prostituição e idolatria.
IV. JEZABEL, E AS PROFUNDEZAS DE SATANÁS
Mas o anjo da igreja em Tiatira
foi reprovado por Jesus, por tolerar uma mulher, simbolicamente chamada de
Jezabel, que foi aceita na comunhão da igreja, dizendo-se profetisa,
encontrava-se a desencaminhar os fiéis à idolatria e à prostituição, por
intermédio do gnosticismo, fazendo uso de seu espírito de liderança, beleza e
do apoio de alguns influentes na igreja.
Idólatra
e adúltera, assim foi a mulher de Acabe, ela serviu para nomear a profetisa que
estava induzindo os homens ao adultério e à apostasia. Curiosamente, Jezabel,
em hebraico, significa casta, mas em nada honrava o nome. Ela foi a responsável pela introdução
do culto a Baal em Israel (1Rs 16:31, 2 Rs 9.22).
A igreja de Tiatira estava
crescendo, por isso o Maligno procurou atacá-la de forma sutil e quase imperceptível.
Segundo
Jezabel o cristão somente conseguiria resistir ao pecado se primeiro o
experimentasse. Será que foi isto o que aconteceu no jardim do Éden (Gn 3.1-7)?
O primeiro casal conheceu as profundezas do Maligno.
2. O
MINISTÉRIO DE JEZABEL.
Jezabel
apresentou uma nova doutrina, unção ou um método de crescimento da igreja?
Fosse o que fosse, em essência, se tratava da velha mentira do Diabo (Gn 3.1-5),
que levou muitos à ruína (2 Co 11.3). Profetiza, mestra (Ap 2.20) e ninguém foi
capaz de impedir sua ascensão e atuação.
Mas
assim como Balaão (Nm 22 a
24), Jezabel parecia ser usada por Deus, através do dom de profecia, entretanto
quem agia nela era outro espírito. Não havia nada de espiritualidade em seu
serviço, mas sim pura carnalidade (Ap 2.20-22). A intenção desta mulher era
apresentar uma versão liberal do cristianismo, sem regras,
proibições. Sua doutrina afrontava aos ensinos apostólicos, apresentados ás
igrejas logo após o 1º concílio (At 15.20, 28, 29).
Sob o
manto de uma falsa espiritualidade, Jezabel induziu alguns à idolatria e ao
adultério (Ap 2.20). A igreja não vigiou e virou presa fácil. Somente uma
intervenção de Deus poderia mudar a situação daqueles cristãos.
Ela
teve oportunidade de arrependimento, porém não aproveitou, antes continuou em
suas práticas gnósticas, imorais e profanas, pois não encontrou dificuldades
para disseminar seus ensinamentos.
CONCLUSÃO - OBJETIVOS DA LIÇÃO
Não basta
amar mais do que antes, é urgente amar como nunca. O perfeito amor, embora
suporte os maus, não pode tolerar o mal. Amar o pecador é algo bem diferente de
tolerar o pecado.
1) Identificar as
principais características igreja de Tiatira.
•
Suas últimas obras foram mais numerosas que as
primeiras;
•
Era operosa, marcada pela fé, perseverança, mas não
era fiel.
2) Saber que se
tratava de uma igreja rica em obras.
•
A igreja demonstrou muita ação e pouco zelo
doutrinário.
3)
Conscientizar-se: o verdadeiro amor não é cego para o pecado.
•
O anjo da igreja foi reprovado por tolerar o mal;
•
O pecado não precisa ser experimentado para ser
resistido.
REFERÊNCIAS:
BARBOSA, José Roberto A. Tiatira,
a igreja tolerante. http://subsidioebd.blogspot.com.br/2012/04/licao-06.html.
Acesso em 01 de mai. 2012.
BARBOSA,
Francisco A. Tiatira, a igreja
tolerante. Disponível em: http://auxilioebd.blogspot.com.br/2012/04/licao-6-tiatira-igreja-tolerante.html.
Acesso em 01 de mai. 2012.
Bíblia de estudo aplicação
pessoal. CPAD, 2003
Bíblia Sagrada: Nova tradução
na linguagem de hoje. Barueri (SP). Sociedade Bíblica do Brasil, 2000
Bíblia Sagrada – Harpa Cristã.
Baureri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, Rio de Janeiro: Casa Publicadora das
Assembléias de Deus, 2003.
CARNEIRO FILHO,
Geraldo. Tiatira, a igreja tolerante. Disponível em: http://pastorgeraldocarneirofilho.blogspot.com.br/2012/05/escola-biblica-dominical-igreja.html.
Acesso em 01 de mai. 2012.
JESUS, Isaías Silva de. Tiatira, a
igreja tolerante. Disponível em: http://rxisaias.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html#8251006951185907659.
Acesso em 01 de mai. 2012.
LOURENÇO, Luciano de Paula. Tiatira,
a igreja tolerante. Disponível em: http://luloure.blogspot.com.br/2012/04/aula-06-tiatira-igreja-tolerante.html.
Acesso em 01 de mai. 2012.
SILVA, Severino Pedro. Apocalipse -
Versículo por Versículo. CPAD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário