Presidente Prudente (SP),

Apresentação da lição em power point

terça-feira, 12 de abril de 2011

SERMÃO 15 - O VERDADEIRO ENCONTRO COM JESUS

INTRODUÇÃO
Jesus ESTÁ A PROCURA DOS VERDADEIROS ADORADORES. DURANTE O SEU MINISTÉRIO VISITOU LAZARO.

OS DISCÍPULOS QUESTIONAVAM ENTRE SI O PORQUE QUE O NÚMERO DE SEGUIDORES NÃO AUMENTAVA, PORQUE NÃO SE AGREGAVA OUTROS COM ELES PARA QUE PUDESSEM ENCARAR DE VEZ A OBRA.

AO VEREM MARTA E MARIA CORRENDO EM DIREÇÃO DE Jesus IMAGINAVAM QUE AGORA SIM OS SEGUIDORES AUMENTARIAM E INCLUSIVE TERIAM COMPANHIA DE MULHERES OU PELO MENOS IMAGINAVAM QUE AS DUAS FOSSEM ADORAR A Jesus, POIS VIERAM AO ENCONTRO DE Jesus CORRENDO E UMA DELAS CHEGOU A SE PROSTRAR, MAS NENHUMA DELAS ADORARAM, ANTES PELO CONTRÁRIO, CULPARAM Jesus PELA MORTE DO IRMÃO.

A) MARTA, MARIA E LÁZARO, QUEM REALMENTE TEVE UM ENCONTRO COM JESUS?

B) COMO SE CARACTERIZA ESTE ENCONTRO?

C) ACONTECE DEVIDO A NOSSA FORÇA (CORREMOS EM DIREÇÃO A ELE;

D) OU QUANDO OUVIMOS O SEU CHAMADO?


1) MARTA – JO 11”20 – ESTE NÃO FOI UM VERDADEIRO ENCONTRO COM JESUS.
MARTA FOI AO ENCONTRO DE Jesus QUANDO SOUBE QUE ELE VINHA VISITAR SEU IRMÃO. Jesus AO VÊ-LA IMAGINOU QUE SE APROXIMASSE UMA VERDADEIRA ADORADORA. MARTA ESTAVA PRESTES A TER O VERDADEIRO ENCONTRO COM Jesus NA VERDADE, MARTA, APROVEITOU A OCASIÃO PARA CULPAR Jesus PELA MORTE DE SEU IRMÃO (SE TÚ ESTIVESSES AQUI, MEU IRMÃO NÃO TERIA MORRIDO). MAL SABIA ELA QUE Jesus SEMPRE ESTEVE AO LADO DELES.

A QUESTÃO ERA QUE ELA HAVIA CHAMADO Jesus ENQUANTO SEU IRMÃO AINDA ESTAVA VIVO, E NÃO FOI ATENDIDA, MAS AGORA ESTAVA FRENTE A FRENTE COM ELE, COMO NÃO COBRAR A FALTA DE Jesus?


2) MARIA – JO 11”32 – ESTE NÃO FOI UM VERDADEIRO ENCONTRO COM JESUS.
PARECIA QUE MARIA TERIA O VERDADEIRO ENCONTRO COM Jesus, POIS ASSIM COMO MARTA, QUANDO SOUBE QUE ELE VINHA, CORRERAM PARA ENCONTRÁ-LO. MARIA ATÉ DEU A IMPRESSÃO DE QUE ADORARIA Jesus, POIS AO CHEGAR PERTO DELE LANÇOU-SE AOS SEUS PÉS E CHOROU, INCLUSIVE PERTURBOU Jesus EM ESPÍRITO, PORÉM, ASSIM COMO MARIA, AO INVÉS DE ADORAR APROVEITOU O MOMENTO PARA COBRAR DE Jesus PELA MORTE DO IRMÃO.


3) LAZARO - JO 11”43-44 – O VERDADEIRO ENCONTRO COM JESUS
LAZARO ESTAVA MORTO HÁ QUATRO DIAS E AOS OLHOS HUMANOS ESTA SITUAÇÃO NÃO PODERIA SER MUDADA. MAS NÃO IMPORTA A SITUAÇÃO DO HOMEM QUANDO Deus O CHAMA PARA TER O VERDADEIRO ENCONTRO COM ELE. ASSIM FOI COM LAZARO QUE AO OUVIR O CHAMADO DE Jesus: “VEM PARA FORA, AO MEU ENCONTRO” E NÃO DISSE “SAI PARA FORA, COM AS SUAS FORÇAS”.

SAIU COM AS MÃOS E O PÉS LIGADOS COM FAIXAS E O SEU ROSTO ENVOLTO NUM LENÇO PARA REPRESENTAR A SITUAÇÃO DO HOMEM QUANDO TEM O VERDADEIRO ENCONTRO COM Jesus, POIS NÃO TEM LIBERDADE, SEM RUMO, CEGO E SEM ENTENDIMENTO, MAS TUDO ISTO É MUDADO A PARTIR DO MOMENTO QUE OUVE E ATENDE A VOZ DO ESPÍRITO.

AO SAIR DO TUMULO NESTAS CONDIÇÕES, Jesus ORDENA AOS QUE ESTAVAM CONTEMPLANDO AQUELE ENCONTRO QUE TIRASSEM AS FAIXAS PARA QUE ELE PUDESSE CONTINUAR A SUA VIDA NORMALMENTE. ESTA É A FUNÇÃO DA IGREJA, AJUDAR AQUELES QUE TEM O VERDADEIRO ENCONTRO COM JESUS, PARA QUE PROSSIGAM NO NOVO CAMINHO.


4) RECOMPENSA PARA AQUELES QUE ENCONTRAM JESUS - JO 12”1-10
APÓS O OCORRIDO, Jesus PARTICIPAVA DE UMA CEIA NA CASA DE LAZARO COM ALGUNS CONVIDADOS.

LAZARO ESTAVA SENTADO A MESA, COM Jesus, ENQUANTO QUE MARTA SERVIA OS CONVIDADOS E MARIA UNGIA OS PÉS DE Jesus. SOMENTE O IRMÃO DELAS ESTAVA SENTADO A MESA E PARTICIPAVA DAQUELA CEIA DE FORMA DIRETA COM Jesus. AS SUAS IRMÃS ESTAVAM ENVOLVIDAS COM AS SUAS FUNÇÕES.

A FAMA DE LAZARO ERA TANTA, POIS MUITOS FORAM PARA VÊ-LO RESSUCISTADO, QUE OS PRINCIPAIS DOS SACERDOTES DESEJARAM MATÁ-LO, POIS SE TORNARA EM UM GRANDE TESTEMUNHO VIVO DO PODER DE Deus.

NA VERDADE NÃO SERIA NADA FÁCIL MATAREM LAZARO, SERIA MAIS FÁCIL MATAREM MARIA E MARTA, POIS ELE HAVIA TIDO O VERDADEIRO ENCONTRO COM Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário