Álvares Machado, SP -

Apresentação da lição em power point

Mais apresentações em:http://www.slideshare.net/ailtonsilva2000/presentations

sexta-feira, 8 de julho de 2011

3 Morrinhos - Terra Rica (PR)


O primeiro morro sentido oeste é o mais alto, sua altura aproximadamente é de 180 m e a superfície do topo é de mais ou menos 120 m2. Os empregados da Colonizadora SINOP foram os primeiros a subirem até o topo. A partir daí, muitos curiosos e aventureiros se adentraram por entre o mato fechado, fazendo picadas e enfrentaram todas as dificuldades e barreiras que a natureza impunha. Tudo isso em troca de alcançar a maravilhosa vista panorâmica, estar próximo das nuvens e poder apreciar a natureza de um novo ângulo.

Na década de 60, Padre Eduardo, apoiado por uma grande multidão de fiéis, inicia a construção de uma capela no alto do morro e futuramente com a adequação da estrada facilitou o acesso até ao cume do morro. Foram instalados as antenas de televisão e os equipamentos de retransmissão.

Além de tudo isso as belezas naturais decoram aquele lugar. Ali nós podemos desfrutar da tranqüilidade nas sombras das árvores, do cantar dos pássaros e até de uma delicada mina natural de água que corre no dorso desse morro.

Se continuarmos o nosso passeio, vamos seguir o caminho ao morro central, onde à cerca de 70 metros abaixo do topo deparamos com uma planície maravilhosa que possui uma área aproximada de 1/2 alqueire.

Assim como no primeiro morro, também vamos encontrar um lençol de água na planície do morro central. A água jorra com maior abundância; é uma água límpida e cristalina onde podemos matar a sede e descansar apreciando a paisagem.

Neste local se encontra a maior área verde do Três Morrinhos, onde podemos encontrar algumas árvores centenárias e várias plantas, animais e pássaros.

Seguindo para o terceiro morro que dentre os três é o mais baixo e tem uma altura aproximada de 166 metros de base. A paisagem mostra enormes paredões de rocha decotados pela natureza. Vamos admirar o tamanho das pedras que ali existem e matar a curiosidade, observando buracos e fendas que chamam a nossa atenção.

É nessa elevação que se encontra a pacata Caverna do Sol Nascente; nome que recebeu por estar localizada ao leste do morro, e por ter o sol nascendo todos os dias à sua entrada. Tem um formato triangular e afunilado, ou seja, o fundo vai se estreitando à medida que se adentra nela. Tem um comprimento de mais ou menos 12 metros, e teve sua origem a partir do desprendimento das camadas rochosas pouco resistentes aos efeitos erosivos do tempo. Essa caverna se situa aos pés do morro junto a um paredão rochoso, e é guardada pelos antigos moradores do lugar; os marimbondos. O Morro Três Irmãos é também um ambiente propício à reprodução das cobras, já que não é difícil topar com algumas delas naquele local.

fonte: http://www.turismoregional.com.br/?action=costa-rica/terra-rica

Um comentário:

  1. Apesar do frio, que era muito, eu estava sentindo as pernas e parte do rosto adormecidos.Esta foi a melhor viagem da minha vida.
    Conforme o sol foi esquentando, foi melhorando, e depois de subir um bom tanto do morro a pé, aí sim o calor chegou com tudo.
    Amei a viagem, amei tudo.

    ResponderExcluir