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4) PORTA DO VALE (3.13):
- Função: Dava acesso ao vale localizado na parte oeste de Jerusalém;
- Reconstrutores: Hanun e os moradores de Zanoa;
- Significado: Lembra a humilhação, quebrantamento e contrição na presença do Senhor (Sl 51.17b). Esta porta faz nos entender que a nossa vida cristã é composta por altos e baixos, montanhas e vales (Dt 11.11), mas também nos mostra que mesmo nos vales é possível vigiarmos, para não nos tornarmos presas fáceis.
5) PORTA DO MONTURO (2.13; 3.14):
- Função: Servia para escoação do esgoto e lixo da cidade, que seria queimado no vale de Hinom;
- Reconstrutores: Malquias, filho de Recabe, maioral do distrito de
Bete-Haquerém;
- Significado: Representa a purificação do homem,
a limpeza dos corações, a escoação do lixo espiritual que serve apenas para
interromper a comunhão com Deus. Aquele que está em Cristo, nova criatura é,
portanto não tem espaço para a reciclagem, pois tudo se torna novo (II Co 5.17).
a) O vale de Hinom:
- O lixo da cidade, os corpos de pessoas consideradas indignas de serem sepultadas e dos animais mortos eram depositados neste vale, para depois serem incinerados. Este foi o lugar onde ofereceram sacrifícios infantis ao deus Moloque (II Rs 16.3; 21.6; II Cr 28.3; 33.6).
6) PORTA DA FONTE
(3.15):
- Localização: Ficava ao sul da cidade próxima ao Tanque de Siloé, onde o cego de nascença foi curado por Jesus! (Jo 9.10,11);
- Reconstrutores: Salum, filho de Col-Hozé, maioral do distrito de
Mispa. “E depois dele” (Ne 3.16,27)
vários homens;
- Significado: Simboliza os milagres de Deus na vida do cristão, a
limpeza do pecado e a vivificação da alma (Sl 119.50). Representa também
a necessidade constante da operação do Espírito Santo em nossa vida.
7) PORTA DE MICFADE/PORTA DA GUARDA (3.31):
- Localização: A nordeste de Jerusalém, ao que tudo indica, ficava adjacente ao Templo;
- Função: Dava acesso aos corredores onde ficavam os oficiais que guardavam e vigiavam a cidade. Dela se ouvia os gritos de aviso das sentinelas que avistavam, ao longe, os inimigos, por isto esta porta deveria estar sempre em perfeitas condições, caso contrário a segurança da cidade ficava comprometida;
- Reconstrutores: Malaquias, filho de um ourives. Esta foi a décima e última porta a ser restaurada nos muros de Jerusalém;
- Significado: Representa alguns dos atributos da igreja, entre os quais, guardar e vigiar os preceitos Divinos (Sl 119.12) e cumprir a comissão divina (Mt 28.18-20).
8) COMENTÁRIOS
ADICIONAIS:
- Se estivéssemos em Jerusalém sendo liderados por Neemias trabalharíamos como os demais?
- Se Neemias nos permitisse escolher uma porta para ajudarmos na reconstrução, qual escolheríamos? Ou daríamos quais desculpas?
- Porta da ovelha - é muito estreita, difícil de passar, não são todos que conseguem;
- Porta do peixe - tem cheiro forte. Este povo que se achega a Deus cheio de problemas, com seus vícios, problemas e dificuldades;
- Porta Velha - está cheia de gente desanimada, antiga;
- Porta do vale - "meu Deus e meu Pai", livra-nos do mal, chega de luta;
- Porta do Monturo - lixo espiritual, isto não serve para minha vida;
- Porta da Fonte - muita neninice, não precisa tudo isto;
- Porta do Micfade - não precisa orar tanto, vigiar muito é bobagem, Deus sabe todas as coisas;
- Campanha das 12 portas abertas;
- É melhor aprendermos com as portas ou com os ferrolhos?
- As portas de Jerusalém estavam abertas (queimadas, destruídas), mas as do céu estavam fechadas. Fato atestado pelo profeta Malaquias;
- A preocupação da época era com a segurança, guarda de tesouros e proteção dos reinos, por isto não temos como contestar a necessidades de muros em volta das cidades. A mentalidade dos povos era invadir, tomar;
- A mentalidade da humanidade atual é outra: turismo a pleno vapor, apesar de que os temores ainda existem, mas devido aos inúmeros equipamentos de segurança e vigilância, radares, satélites, equipes de inteligência e outros, as preocupações não sejam tão intensas;
- Os muros que existem hoje não são para impedir invasões e sim para segregar.
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