Apresentação da lição em power point

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Estudos bíblicos: Qualidades de Davi

Este é clássico, creio que muitos já ouviram. Não tenho coragem de deletar, ainda mais por fazer parte do meu acervo de novo convertido. Na época, como disse, não atentava muito para o guardar, apenas consegui resgatar parte. Há uns meses atrás eu presenciei ela novamente na integra, em uma reunião de obreiros. Assim como as anteriores eu desconheço a fonte.

INTRODUÇÃO – I SAM 16”18
DAVI NÃO ERA O MAIS FORTE, TAMPOUCO O MAIS FORMOSO ENTRE SEUS IRMÃOS E AS SUAS QUALIDADE NÃO ERAM EXPLICITAS, NINGUÉM CONHECIA, SOMENTE VIAM OS SEUS DEFEITOS E OBSTÁCULOS (ATÉ MESMO O PAI).

QUANDO FOI UNGIDO, O ESPÍRITO DE DEUS, COMEÇOU A AGIR EM SUA VIDA, MAS NÃO ASSUMIU DE IMEDIATO O REINADO, ESPEROU CHEGAR O MOMENTO CERTO. NESTE PERÍODO, DE ESPERA COM INTENSA LUTA, PRESERVOU A VIDA, A AUTORIDADE E O REINADO DE SAUL, INCLUSIVE O SOCORRIA, TOCANDO A SUA HARPA, QUANDO O INIMIGO SE MANIFESTAVA EM SUA VIDA.

NÃO DESEJOU A MORTE DO REI E TAMPOUCO LEVANTOU A MÃO CONTRA O UNGIDO DE DEUS. QUANDO ASSUMIU O REINO, PRIMEIRAMENTE REINOU EM HEBROM, POR 7 ANOS E TRÊS MESES (REINO PROVISÓRIO E SE CONTENTOU COM ESTE POUCO). DEPOIS REINOU EM JERUSALÉM POR 33 ANOS.

O QUE FEZ DEUS SE APAIXONAR POR DAVI NÃO FOI O FATO DELE TER PASTOREADO COM ZELO AS OVELHAS DE SEU PAI, MAS SIM O FATO DE TER DADO A VIDA POR ELAS, POIS ENFRENTOU UM URSO, UM LEÃO E NINGUÉM FICOU SABENDO DISTO PARA QUALIFICÁ-LO PARA LUTAR COM GOLIAS OU PARA ASSUMIR O REINO. DEUS AMA AS NOSSAS QUALIDADES E TRABALHA NAS NOSSAS FRAQUEZAS (DAVI COMPREENDEU SAUL NA SUA FRAQUEZA).


1) QUE SABE TOCAR:
ATO SIMPLES, NO DIAS DE HOJE, PORÉM NAQUELA ÉPOCA FOI UM MOTIVO A MAIS PARA QUE DAVI PUDESSE CATIVAR O POVO AO SEU REDOR, POR VARIAS VEZES TOCOU A SUA HARPA PARA QUE UM ESPÍRITO MAU DA PARTE DO SENHOR SE AFASTASSE DE SAUL, UM ATO SOBRENATURAL, NUNCA VISTO ANTES, QUE SERVIU PARA QUE TODOS VISUALIZASSEM OS DONS DE FUTURO REI. NÃO ERA TÃO SOMENTE PELO FATO DE SABER TOCAR, MAS SIM PELA DISPOSIÇÃO DE SEMPRE IR AO SOCORRO DE SAUL QUANDO FOSSE CHAMADO, POIS NUNCA RECUSOU. ESTAVA SENDO USADO COMO UM INSTRUMENTO PARA QUE Deus PUDESSE OPERAR, MESMO QUE ISTO PARECESSE INSIGNIFICANTE TRAZIA RESULTADOS SIGNIFICATIVOS AO FINAL.


2) VALENTE E ANIMOSO:
DAVI MESMO ANTES DE SER UNGIDO REI JÁ HAVIA SE COLOCADO A DISPOSIÇÃO DE Deus PARA O TRABALHO, POIS QUANDO SE OFERECEU PARA LUTAR COM GOLIAS NÃO ESPEROU UM CHAMADO OU CONFIRMAÇÃO DOS CÉUS PARA TAL PROEZA. TODO O SEU REINADO HAVIA SIDO ESTRUTURADO NA SUA VALENTIA E DISPOSIÇÃO PARA ENFRENTAR OS SEUS DIVERSOS INIMIGOS. ELE NÃO COLOCOU OBSTÁCULOS PARA ENFRENTAR GOLIAS, MESMO FRANZINO, SAIU VENCEDOR E CONTAGIOU A TODOS MOSTRANDO QUE O INIMIGO NÃO ERA TÃO FORTE E NUMEROSO QUANTO PARECIA SER.


3) HOMEM DE GUERRA:
ESTE FOI O MOTIVO PELO QUAL DAVI FOI IMPEDIDO DE CONSTRUIR O GRANDE TEMPLO DO SENHOR, POIS POR SER UM HOMEM DE GUERRA HAVIA DERRAMADO MUITO SANGUE. ALGUMAS VEZES PARA PROTEGER O SEU REINADO E OUTRAS PARA AMPLIÁ-LO. ISTO LHE DEU CREDITO DIANTE DO POVO QUE CONFIAVAM EM SUAS HABILIDADES PARA SAÍREM ÀS PELEJAS.


4) SISUDO EM PALAVRAS:
SIM, SIM, NÃO, NÃO, ESSE ERA O LEMA DE DAVI EM RELAÇÃO AS BATALHAS, NÃO IMPORTAVA AS DIFICULDADES E NEM QUAL ERA O EXERCITO INIMIGO, SEMPRE ESTAVA PRONTO PARA A GUERRA. TAMBÉM TOMAVA AS DECISÕES BASEADAS NESTES IDEAIS. DIANTE DE Deus TEMOS QUE TER AS MESMAS ATITUDES, OU VAMOS, OU NÃO VAMOS, OU SOMOS OU NÃO SOMOS, OU SOMOS QUENTES OU FRIOS, MAS MORNOS JAMAIS.


5) DE GENTIL PRESENÇA:
PELA OPULÊNCIA E IMPORTÂNCIA DO SEU CARGO DAVI CATIVAVA E GANHAVA A CONFIANÇA DE TODO O POVO A CADA DIA. A SUA SIMPATIA ERA GRANDE E ISTO FAZIA COM QUE TODOS SE AJUNTASSEM EM TORNO DE SEU REINADO, POIS O VIAM COMO UNGIDO PARA PROTEGE-LOS E GUIA-LOS. O SERVO DE Deus ONDE CHEGA É BEM RECEBIDO E BEM VISTO POR TODOS, POIS É DIFERENTE EM VIRTUDE DA GLÓRIA DE Deus ESTAR ESTAMPADA EM SUA VIDA.


6) O SENHOR É COM ELE:
DAVI SEMPRE PROCUROU TER CONSIGO A PRESENÇA DE Deus, O QUE O LEVAVA A TOMAR SEMPRE DECISÕES SABIAS PARA ASSIM MANTER O CONTROLE SOBRE O POVO, ALÉM É CLARO DE TER SEMPRE VITÓRIAS EM SUAS BATALHAS

Por: Ailton da Silva

Um comentário:

  1. muito boa a visão a qual deus deu ao amado irmão, estou meditando nesta passagem as qualidades de Davi. enriqueceu muito minha vida.
    a paz do senhor
    Ev. adailton cruz

    ResponderExcluir