Presidente Prudente (SP),

Apresentação da lição em power point

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

mensagem 43 - Uma proposta de Deus para Moisés

DEUS DE MOISÉS, GERSON E ELIEZER
O DIA QUE MOISÉS DISSE NÃO A Deus
A OFERTA DE Deus E O TRABALHAR DO INIMIGO
A OFERTA DE Deus NOS TRES PERIODOS DE VIDA DE MOISÉS
2ª PARTE

Introdução:
Um dos grandes zelos de Israel é fazer menção dos seus grandes patriarcas do passado (Abraão, Isaque e Jacó), mas em um momento da história hebréia eles tiveram a ponto de perderem esta referência histórica. Seria estranho os judeus se presumindo (Mt 3:9) filhos de Moisés, Gerson e Eliezer e não de Abraão, Isaque e Jacó.

1) Ex 32:10 – “a partir de ti uma nova nação”
Ainda estavam no inicio da caminhada, mas parecia que já havia passado uma eternidade naquele deserto. Quanta insatisfação, murmuração de um povo que havia contemplado o poder de Deus e não fazia muito tempo isto. Seria uma nova posição para Moisés no grande plano de restauração da humanidade, ele seria grande, seu nome seria eternizado e respeitado em todas as gerações, mas a intenção de Deus era prová-lo, assim como provou os outros 4 patriarcas anteriores.

Esta proposta de Deus foi feita a Moisés no 3º período de sua vida, quando já estava engajado na obra, quando já nutria um sentimento por todo aquele povo e pela responsabilidade assumida.

a) A resposta de Moisés – Ex 32:11-13
Não houve resposta de Moises, somente suplicas, clamor e zelo pelo povo que Deus havia confiado em suas mãos. Ele tornou a tona todos os feitos de Deus para tirar-lhes do sofrimento. Qualquer um teria feito o contrário.

2) A PROPOSTA NO PRIMEIRO PERÍODO DE SUA VIDA – EX 2:11-15a:
No período em que vive no Egito, do nascimento aos 40 anos (At 7:23), quando resolveu conhecer de perto o sofrimento de seu povo. Aprendeu muito com os egípcios, com as suas histórias de conquistas, nas festas. Estava realmente preparado para alguma obra, mas ainda para Deus faltava algo:

a) Mas qual seria a resposta de Moisés se Deus lhe fizesse esta proposta neste período? O que motivaria a sua resposta? Vejamos algumas características e possíveis respostas de Moisés:
• 2:11 - Era grande, havia crescido tanto na estatura quanto no conhecimento secular, se sentia poderoso;

• 2:12 – Observador, tinha boa visão, pois não viu ninguém de um lado ou do outro, mas revelou-se um homem calculista;

• 2:12b - confiou em sua limitada visão e feriu um egípcio;

• 2:13 – No dia seguinte a sua consciência não o acusava. Para ele poderia repetir o erro quantas vezes fosse necessário;

• 2:14 – Se sentia tão forte e poderoso, mas temeu a afronta de um simples escravo hebreu. Temeu também a reação de Faraó.

Realmente Moisés não estava ainda preparado para a grande obra que Deus lhe encarregaria. Se Deus tivesse feito a proposta neste periodo ele responderia sim imediatamente. Não pensaria duas vezes.

3) A PROPOSTA NO SEGUNDO PERÍODO DE SUA VIDA – EX 2:15b-22:
No segundo periodo de sua vida ele viveu nas terras de Mídia (At 7:29), nas proximidade do Sinai. Nestes quarenta anos ele desaprendeu tudo o que havia aprendido no Egito, mas ele ainda não estava preparado para a grande obra de Deus, muito menos agora ele assim o considerava, haja vista a mudança no padrão de vida. De príncipe a pastor de ovelhas nas montanhas. Não havia possibilidades de algo acontecer em sua vida, haja vista a distancia ate ao Egito.

a) Mas qual seria a resposta de Moisés se Deus lhe fizesse esta proposta neste período? O que motivaria a sua resposta? Vejamos algumas características e possíveis respostas de Moisés:
• 2:17 – Ainda conserva a valentia adquirida no Egito ou talvez a sua reação tenha sido por interesses em uma das sete filhas de Jetro;

• 2:18 – As filhas de Jetro retornaram aquele dia antes do horário costumeiro, fato este que foi notado pelo pai e ficou espantado. Será que elas abreviaram o tempo de trabalho devido as condições físicas de Moisés, pois a viagem houvera sido longa e também porque a luta contra os pastores foi cansativa. Indiretamente as filhas de Jetro foram influenciadas por Moisés. Ele conseguiu abreviar o tempo de trabalho delas. Ainda tinha algo do Egito em sua vida;

• 2:20 – Não foi preciso chamá-lo duas vezes para comer pão com eles aquele dia, assim como não forçaram muito a convencê-lo a morar naquelas terras. O casamento com uma delas foi questão de tempo. Moisés não poderia perder esta chance, pois ele não tinha para onde ir.

Moisés também não estava preparado para a grande obra de Deus, durante este periodo de sua vida. Seria até possível que ele disse sim a proposta de Deus, talvez motivado pelo desejo de vingança do Egito, mas algo já começava a mudar em sua vida. A provável resposta seria não, pois a distância entre eles e o povo que seria consumido era muito grande.

4) CONCLUSÃO:
Se Deus tivesse feito a proposta para Moisés no primeiro periodo de sua vida, certamente a resposta seria sim, devido as condições com que fora criado e também pela sua valentia. No segundo periodo teríamos alguma duvida, mas a distancia e a idade o faria pensar duas vezes para tentar se vingar do Egito ou iniciar outra geração a partir de si mesmo. Deus fez a proposta no momento exato de sua vida. Não teria como ele permitir que uma nação inteira fosse consumida, mesmo diante de tantos erros.

Por: Ailton da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário