AS DECEPÇÕES DE NEEMIAS
1) SITUAÇÃO DA CIDADE (miséria
espiritual):
Foram doze anos de dedicação e serviços
em Jerusalém, mas havia chegado o momento da separação para Neemias. Talvez o
retorno para Susã tenha sido para renovar a licença concedida pelo rei ou por
outro motivo qualquer, mas o certo é que o tempo em que permaneceu longe de
Jerusalém foi suficiente para que o povo se deixasse corromper.
Neemias imaginava que os judeus fossem
capazes de se manterem íntegros na presença de Deus, ainda mais após o
avivamento, alegria e festividades. Certamente avançariam para novas
conquistas, mas qual grande foi a decepção do líder, quando no seu regresso,
presenciou a ressurreição das velhas práticas imorais, verdadeiros abusos.
O compromisso assumido pelos lideres e povo foi público e por escrito (Ne 9.38), mas depois de pouco tempo esqueceram e desprezaram tudo o que firmaram com Deus.
a) O aparentamento com os opositores:
Quantas decepções para Neemias no seu
retorno. Logo de inicio se deparou com Tobias na cidade e foi inteirado sobre o
seu grau de parentesco com o sacerdote Eliasibe.
O estrago já estava feito, pois o
sacerdote, aparentado a Tobias, provavelmente lhe devia favores ou pelo menos
deveria cumprir a aliança firmada. As portas ortodoxas do Templo foram abertas
para outro tipo de ensino. Isto prova que sem Palavra o povo se corrompe.
Sambalate também foi agraciado com o
aparentamento aos judeus, pois teve o neto do sumo sacerdote Eliasibe (Ne 13.28)
como genro. Ao ser expulso de Jerusalém, por Neemias, fugiu para Gerisim e
iniciou a construção de um templo pagão, para rivalizar ao da Cidade Santa.
Tudo isto não poderia ser comparado com a
tristeza sentida quando Neemias soube que Tobias estava no interior do Templo,
mas as decepções não se resumiram apenas a presença de Tobias e Sambalate entre
os judeus, outras se seguiram como consequência destas duas:
- O ministério dos levitas estava esquecido (13.10);
- Amonitas e moabitas gozavam de privilégios (13.1-3);
- O sábado não estava sendo observado (13.17);
- Novamente permitiram casamentos mistos (13.28).
Nenhum comentário:
Postar um comentário