2) CASAMENTOS MISTOS – UNIÕES REPROVADAS:
Deus preparou Israel durante a caminhada
no deserto para que não se misturassem aos imorais que habitavam em Canaã (Js
23.1-13). Isto não era preconceito racial, mas sim um cuidado doutrinário, para
que a relação entre Israel e Deus não fosse afetada.
Os casamentos mistos poderia se tornar
uma porta para a apostasia. Esta foi a preocupação de Esdras (Ed 9.1-3),
Neemias (13.23- 29), Malaquias (Ml 2.10-16) e alguns exemplos de casamentos
mistos nos prova que realmente eram maléficos para Israel e seus antecessores:
- Os filhos dos sacerdotes que se casaram com mulheres estrangeiras (Ed 10.18);
- Um dos filhos de Joiada, filho do sumo sacerdote Eliasibe (3.1) que havia se aparentado a Tobias (13.4), casou-se com uma filha de Sambalate, o grande opositor a toda aquela obra (13.28).
Esdras já havia trabalhado este tema
entre os judeus durante seu ministério (Ed 9.12,14), mas novamente aderiam a
esta prática. A decisão de se afastarem foi traumática, porém necessária
(10.28).
Neemias, em seu retorno a Jerusalém contemplou muitos nesta prática, pois se aparentaram com outros povos, mesmo com aqueles, que desde o inicio se mostravam contrários a reconstrução da cidade. Será que não se lembraram que os asdoditas (4.7) apoiaram o trio opositor?
a) As consequências do casamento misto:
Os maiores prejudicados nesta história
foram justamente os filhos, que deveriam crescer segundo os costumes e
tradições judaicas, no entanto, cresciam perdendo as referências culturais e
espirituais, além de testemunharem conflitos conjugais e étnicos. A influência
das mães estrangeiras era bem maior que a dos pais (13.24), por isto a perda se
iniciava pela língua pátria. No futuro colheriam o fruto deste erro.
Os filhos, frutos dos casamentos mistos,
falavam em línguas estranhas, mas que eram entendíveis aos estrangeiros. E os
velhos judeus compartilhavam aceitavam de bom grado ou reprovavam? Não tiveram
forças para impedirem, até o dia em que Deus reenviou o pastor zeloso que amava
aquelas ovelhas e colocou ordem novamente na congregação de Israel.
A indignação de Neemias aumentou quando observou que até mesmo a família do sumo sacerdote se entregando a esta prática e justamente com Sambalate, o opositor (13.28).
b) A dolorosa separação – sombra de coisa
futura:
Que outra reação poderíamos ter esperado
de Neemias? Conivência com o erro? Era sabedor que jamais as bênçãos de Deus
seria direcionadas ao povo caso continuassem daquela forma. Uma ação enérgica e
dura era necessária (13.25).
Como os povos envolvidos receberam esta
decisão dos judeus? Assombro, descrença ou indiferença? Laços familiares sendo
desfeitos, planejamento e sonhos bruscamente interrompidos. Tudo em nome da
pureza e cuidado doutrinário, mas acima de tudo, tiveram ciência de que nada
daquilo estaria acontecendo caso tivessem sido fieis a Deus.
Não havia entre eles filhos para serem
entregues as suas filhas e vice versa (Jz 14.3)? Tiveram tanta necessidade de
recorrerem à beleza pagã? Os primeiros casamentos foram acontecendo e não viam
manifestação contrária de Deus e assim foram se acostumando, abrindo as portas
para a apostasia e sincretismo.
3) COMENTÁRIOS ADICIONAIS:
- Todos deveriam guardar o sábado, o cidadão israelita, filhos, servas, empregados, animais e estrangeiros;
- No Egito Deus não cobrou a guarda do sábado, pois o opressor não permitira. Não guardavam o sábado na liberdade, imaginem na escravidão;
- O por do sol, as sextas feiras, sinal da fidelidade de Deus, era como se ouvissem a voz de Deus dizendo: “Eu ainda sou fiel a vocês”;
- Se a Lei fosse uma exigência ou condição para salvação não deveria ser guardada em sua totalidade?
- Quem teria coragem e ânimo para vender algo em Jerusalém na miséria e desprezo? Não tinham ferreiros sequer para fazer enxadas para manterem suas “hortinhas”;
- Na miséria e desprezo será que as moabitas e amonitas fizeram filas para se casarem com os judeuzinhos bonitinhos e cheios de vida?
- Quem estava em Jerusalém via aquela alegria e renovo como uma prosperidade espiritual, mas quem estava fora via somente a prosperidade material;
- Neemias disse somente uma vez: “Nunca mais voltem aqui no sábado” (Ne 13.21). Ficaram com medo dele. O pastor desta congregação é muito bravo, não volto mais aqui;
- Os oportunistas mercadores cortavam voltas com suas riquíssimas comitivas enquanto a cidade estava na miséria e pobreza. Agora estavam todos ouriçados (Ne 12.43);
- Neemias não estava apresentando para Israel nenhum mandamento novo. Apenas estava relembrando o que estava escrito na Lei;
- Neemias contendeu, arrancou os cabelos e espancou alguns, não poderiam reclamar disto, pior seria se Neemias tivesse agido como Moisés, que ordenou a morte aos idólatras (Nm 25.4, Nm 25.7-8);
- Um pouquinho só de cananeus era necessário para levedar toda a massa de judeus;
- A luta de Israel não era contra o sangue e carne, mas sim contra a beleza das amonitas e moabitas;
- Como os estrangeiros tinham forças para tirar um judeu do verdadeiro culto e estes não tinham forças para trazer aqueles para a sua congregação? Sombra de coisas futuras?
- Segundo Êxodo? Sair de Israel para entrar no mundo do vizinho?
- A missão de Israel quando chegasse em Canaã era eliminar os habitantes, jamais deveriam se misturar;
- Será que as moabitas e amonitas eram pagas para se casarem com judeus? Ou realmente também se fascinavam com a beleza dos homens hebreus? Não tinha homens nas terras de moabe e amom? Da mesma forma, não havia mulheres para os judeus?
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