Páginas

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Ética cristã - aula 1

I – ÉTICA CRISTÃ

1) MORAL E ÉTICA

Moral e ética, às vezes se confundem, pois alguns as consideram palavras sinônimas e constantemente associa uma a outra. No entanto, no contexto filosófico, estas palavras possuem significados diferentes. Na etimologia, a palavra moral (do latim “morales”) tem relação com os costumes, enquanto que ética (do grego “ethos”), significa “modo de ser ou caráter”. 

Portanto, moral é o conjunto de normas, princípios e valores, costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade, que orientam e regulamentam as relações interpessoais e a que as definem como corretas ou incorretas. É a parte da filosofia que trata dos atos humanos enquanto humanos. 

Ética é a ciência da conduta ideal, um conjunto de padrões, condutas, costumes, hábitos e atitudes que devem ser observados. A ética determina o que deve ser, ou seja, como deve ser a conduta moral do indivíduo, a partir do que ele será avaliado por toda a comunidade. 

Ética é, na verdade, um labor intelectual, em processo reflexivo e analítico, que desemboca em decisões. A preocupação última deste labor intelectual é a conduta apropriada a partir da avaliação das motivações e das decisões que resultam na conduta. A humanidade tem clamado pela ética e em todos os setores tem se discutido este tema, pois os homens perderam o norte, andam de um lado para o outro como ovelhas desgarradas. 

Exemplo prático de ética: os pais ensinam os filhos a não roubarem, porém quando encontram uma carteira com dinheiro devolvem? Deus fez o homem eminentemente moral, ou seja, como um ser responsável, com consciência do que devia ou não devia fazer. 

Hoje, mais do que nunca, necessitamos educar nossas crianças, tomando por base os valores morais e espirituais da Bíblia Sagrada. A ética ensinada pelas escolas seculares e pela mídia é relativista e permissiva apoiada pela sociedade hedonista e desestruturada, que está afundada em “uma grave crise de valores”. Neste cenário catastrófico o que conta não é o ser e sim o ter. Com isso, nossos filhos ficam completamente desprotegidos diante das armadilhas deste mundo, por não terem a noção do certo e do errado (Pv 7.6-7). 

A ética coloca os valores no lugar onde eles devem estar. A ideia é educar a pessoa tomando por base os valores ensinados na Bíblia. O mais importante não são os sentimentos, mas o comportamento. Não é a sensibilidade, mas o compromisso com a atitude correta a se tomar, ou seja, “um homem justo prova sua integridade não com palavras, mas com a vida” (Pv 4.3,4).

 

2) DIVISÕES DA ÉTICA

  • Ética humanista: o homem é a medida de todas as coisas, é o mais importante;
  • Ética hedonista: o certo é o que é agradável (materialismo, individualismo);
  • Ética utilarista: o certo é o que for útil para o maior número de pessoas;
  • Ética existencialista: o certo e o errado são relativos à vontade e perspectiva do individuo. Não existem valores morais ou espirituais absolutos, tudo é relativo. É certo ter uma experiência, agir, mesmo que se arrependa depois e o errado é vegetar (isto é o que prega a sociedade moderna);
  • Ética naturalista: tem como principio o régio processo e as leis da natureza, onde o certo é o material, onde a natureza nos dá o padrão a ser seguido. A grossa vista a própria natureza nos mostra que somente os mais forte sobrevivem e os fracos, doentes, velhos, debilitados, tendem a morrer, desaparecer, por isto este principio contribui para a seleção dos mais fortes e aptos tornando-os corretamente éticos e privilegiados. Neste caso valoriza-se a eutanásia e o aborto;
  • Ética cristã: após a conversão o individuo passa a ter um novo comportamento mediante a sua fé, pois agora crê que está agradando a Deus e que Ele é galardoador dos que os buscam.

 

3) ÉTICA CRISTÃ

Ética cristã é o conjunto de valores morais, total e unicamente baseado nas escrituras sagradas, que leva o homem deve regular a sua conduta neste mundo, diante de Deus, do próximo e de si mesmo. Estes valores não aproximam o homem a Deus, mas são os meios pelo qual ele poderá agradar a Deus. 

"... se a nossa justiça não exceder

a dos escribas e fariseus..." (Mt 5.22) 

A base ética da Igreja é o caráter de Deus, que se evidencia na sua justiça (perfeito julgamento) retidão, perfeição, santidade, misericórdia (expressão de sua justiça) e o amor e ressalta a importância do bom relacionamento entre os membros. 

Por ser baseada na revelação divina, a ética cristã prega que os valores morais são absolutos, que são a vontade de Deus para todos os homens. Os principais fundamentos da ética cristã são:

  • Existência de um único Deus;
  • O homem é a criação moral de Deus;
  • O homem é moralmente responsável pelos seus atos.

continua...
Por: Ailton da Silva - 11 anos (Ide por todo mundo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário