Páginas

terça-feira, 26 de março de 2019

Deus sabe de tudo!

Rute chegou no momento certo e encontrou Deus preparando sua bênção. Saiu ela a procurar um campo onde fosse bem recebida, justamente no campo de Boaz, que deve ter se espantado com tamanha beleza. Perguntou ao seu trabalhador:

“De quem é esta moça”?
 “Ela é ela, a preparada por Deus”.

O servo completou dizendo: “ela me pediu para colher espigas após os segadores e não tive como dizer não, diante de tanta graça vinda de Deus. É a moabita que veio com Noemi”. Boaz, conhecedor da Lei da Rebusca, de socorro aos órfãos, viúvas e estrangeiros permitiu e concedeu mais aquela jovem. 

“Não vá colher em outro campo, 
fique no meu, ninguém te molestará, 
sacie sua sede e fome, 
fique a vontade (lindinha)”.

Pela primeira vez Rute viu o agir de Deus em sua vida e de sua sogra, por isso inclinou-se, agradeceu e perguntou:

“Porque achei graça em teus olhos”?

Boaz respondeu: “EU JÁ SEI DE TUDO O QUE FIZESTE NO PASSADO. Sei de tudo o que fez pela sua sogra, você largou sua terra, seus pais e veio acompanhando Noemi para conhecer e viver junto a um povo estranho".

Rute pensou:

“Na verdade eu já conheci uma parcela de seu povo, meu sogro, marido, cunhado e sogra, tive contato com alguns de seus costumes, Lei e tradições, então resolvi conhecer pessoalmente e me abrigar em seu Deus e creio que não vou me arrepender”.

Então Boaz finalizou:

“Receba! E que Deus retribua o teu feito e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar”.

Antes de ir embora, Boaz ordenou aos seus servos: 

“Deixe-a recolher onde quiser e .............. DEIXE CAIR ALGUNS (MUITOS E MUITOS) PUNHADOS ATÉ QUE SE FARTE”.

Deus socorreu e deu muito mais do que Rute e Noemi imaginaram. DEU ATÉ UM MARIDO BOM, FILHOS, NETOS E BISNETOS da linha real e messiânica.

Hoje Deus ordena: "Deixem o meu povo recolher suas bênçãos e deixem cair bastante para eles.

Por: Ailton da Silva - 9 anos (Ide por todo mundo)

sexta-feira, 22 de março de 2019

Noemi x Rute. Uma foi esvaziada para a outra ser cheia

Enfim a boa filha retornava para sua terra. Logicamente seria bem recebida pelos amigos, parentes e família. Chegaram ambas em Belém e toda a cidade se comoveu por causa delas. Delas? 

Sim, delas, pois Rute estava no local certo, com a pessoa certa e na hora certa. Fatalmente não seria vista com bons olhos caso tivesse chegado só. Quem anda bem acompanhado(a), com homens ou mulheres comprometidas com a Palavra, sempre será bem visto.

Noemi disse: “cheia parti e vazia o Senhor me fez retornar”, bem diferente de Rute que pensava consigo mesma: “vazia sai da minha terra e cheia o Senhor me trouxe aqui". Uma foi esvaziada para a outra ser cheia.

"Quando eu sai daqui eu tinha tudo, mas o Senhor me fez voltar sem nada" (NTLH)

O bonito da história é que as duas chegaram no início da colheita, o momento certo para serem abençoadas.

Próximo assunto: O tempo da bênção chegou. “EU JÁ SEI DE TUDO (sei o que você fez pela sua sogra, você deixou pai, mãe e sua terra e veio para um povo que não conhecia  – Rt 2.11). Eu já sei de tudo”

Por: Ailton da Silva - 9 anos (Ide por todo mundo)

segunda-feira, 18 de março de 2019

E disse Rute: "Eu prefiro seguir o seu (Deus) em vez de retornar aos meus (deuses)

A reação de Rute ao ouvir:

“volte para casa de seus pais” 

foi muito diferente de sua companheira Orfa, que esperava somente o comando para retornar à sua vida anterior de idolatria, incertezas e imoralidade espiritual. 

Orfa não havia entendido que o período de convivência com aquela família pudesse produzir frutos em sua vida, afinal não foram poucos dias ao lado de seu marido e sogra.

Rute, bem diferente, não se esquivou ante ao desafio de optar pela mudança de vida total. Quando ouviu: 

“volte para casa de seus pais, como Orfa voltou 
e abrace novamente seus deuses” 

ela respondeu “não”. Rute se apegou ainda mais à sua sogra e declarou solenemente:

“Eu conheço você, seus filhos, 
parte de sua cultura, religião e tradições, 
falta somente conhecer o mais importante, o seu Deus,
por isso: “o seu povo será o meu povo 
e o seu Deus será o meu Deus, 
eu prefiro seguir o seu em vez de retornar para os meus
vamos juntas para a sua Terra Prometida”.

Um verdadeiro “tapa na cara” de Noemi, que certamente não doeu e tampouco gerou ressentimentos, pelo contrário, a conversão de Rute alegrou o coração da sogra.

Próximo assunto: A boa filha retorna para casa. As boas vindas à estrangeira. “Esta é Noemi, mas quem é aquela que está com ela”?
  
Por: Ailton da Silva - 9 anos (Ide por todo mundo)

segunda-feira, 11 de março de 2019

O erro do ganhador de almas

Após a morte do marido e dos filhos, Noemi reuniu suas noras moabitas e as aconselhou a voltarem para casa de seus respectivos pais (Rt 1.8). Naquele momento imaginava que estivesse tomando a decisão correta (decisão humana diante do caos), pois tanto ela quanto as noras teriam dificuldades devido a viuvez e escassez, além do mais não seria normal que fossem as três juntas para Judá. As duas moabitas não seriam vistas com bons olhos ao chegarem naquela região.

Sua intenção era boa, mas não percebeu um detalhe: Suas noras estavam já algum tempo no seio daquela família e certamente já estavam inteiradas sobre a fé no único e verdadeiro Deus. Foram dias e dias vendo seus respectivos maridos em suas orações e devocionais, juntamente com Noemi e Elimeleque. Será que durante esse tempo, as noras não demonstraram um pontinho sequer de crença no Deus dos hebreus?

O que Noemi fez foi o seguinte: “vocês que já estão conosco há algum tempo e tem visto a mão de Deus, o único e verdadeiro, sobre toda a minha família, vocês devem voltar para casa de seus pais, para o mundinho de antes”.

Noemi praticamente empurrou as duas para os deuses estranhos de Moabe e desprezou toda a experiência espiritual adquirida com o tempo que ficaram com seus esposos.

Aprendamos com o erro de Noemi. Nunca mandemos de volta para o “mundinho de antes” os que estão caminhando conosco há pouco ou há mais tempo. As noras de Noemi fatalmente voltariam para a idolatria moabita e para o lixo imoral daquela nação. O mesmo pode acontecer nos dias atuais, pois o “mundinho de antes” das drogas, da prostituição, da miséria espiritual, da idolatria, do roubo, engano, desprezo, traumas, violência, etc está bem ao derredor de todos nós.


Próximo assunto: A declaração de conversão de quem não quis voltar para o seu “mundinho de antes”. O “tapa na cara” de Noemi.

Por: Ailton da Silva - 9 anos (Ide por todo mundo)