1) O QUE É LIBERTAÇÃO
Existe
um plano espiritual paralelo com o plano real em que vivemos e ambos sofrem
influência de anjos ou demônios, que passam também a influenciar nossas vidas.
Este plano espiritual, apesar de não poder ser visto, é uma realidade.
“Então me disse: Não
temas, Daniel, porque desde o primeiro dia, em que aplicaste o coração a
compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras;
e por causa das tuas palavras é que eu vim. Mas o príncipe do reino da Pérsia
me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio
para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia” (Dn 10.12-13).
A
aproximação a Deus nos permite ter acesso às bênçãos, enquanto que a
aproximação a Satanás nos faz sofrer forte influência maligna e nos torna
propensos à maldições. Então basta escolhermos em qual posição no plano
espiritual devemos ficar e esse será o resultado imediato em nossa vida, uma vez
que somos resultados do nosso livre arbítrio, ou seja, aquilo que semeamos, com
certeza, colheremos.
Notamos
que existem portas de entrada para que o espíritos possam agir na vida das
pessoas atormentadas. Essas portas foram abertas pela própria pessoa, que agora
precisam ser fechadas. E é esse processo que chamamos de Libertação e Batalha
Espiritual, que abrange a renúncia de toda carga demoníaca ou males que assolam
a vida das pessoas.
A
libertação lida basicamente com os males “pneumossomáticos” (pneuma - espírito,
soma - corpo) produzidos pela mente. Para libertar uma pessoa é necessário
tiras as bases que sustentam as maldições, para assim eliminarmos as áreas em
que os demônios se alojam e agem, portanto não é tão simplesmente expulsar os
demônios e deixar a pessoa a mercê novamente da carga demoníaca.
Demônios
entram por brechas espirituais ou legalidade concedida e agem de acordo com a
área em que essa brecha foi aberta. Para cada pecado existe um espírito maligno
com a natureza correspondente. Alojados, se tornam residentes e “porteiros”, ou
seja, moram e servem de portas para outros espíritos malignos entrarem,
sustentando cadeias de pecaminosidade e prisões espirituais nas diversas áreas
da vida humana, tais como nos campos emocional, financeiro, saúde física,
profissional, mental, conjugal, familiar e etc.
Várias
passagens bíblicas ilustram essa afirmação, em uma delas, Jesus confronta as
limitações de Pedro em perdoar contando-lhe a parábola do credor incompassível.
Um homem que foi perdoado de uma dívida milionária e sonegou o perdão em
relação a uma dívida seiscentas mil vezes menor. Assim sendo, ele recebeu um
veredicto impiedoso por oferecer uma graça muito aquém da que havia recebido.
“E, indignando-se, o
seu senhor o entregou aos verdugos, até que lhe pagasse toda a dívida. Assim
também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu
irmão” (Mt 18.34-35).
“E veio ali uma
mulher possessa de um espírito de enfermidade havia já dezoito anos; andava ela
encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se” (Lc 13.11).
Essa
mulher foi classificada por Jesus como filha de Abraão, herdeira de fé, porém,
prisioneira de Satanás. Uma pessoa salva pode ter um espírito de enfermidade e
ser prisioneira de Satanás? Neste caso, deveria haver libertação.
2) ACONSELHAMENTO
Todo
aconselhamento do mundo não poderia ajudar aquela mulher, mesmo sendo de vital
importância para o processo de libertação, pois trata-se de uma trabalho
“psicossomático” (psico-alma, soma-corpo). Dados afirmam que 80% das
enfermidades com problemas digestivos, úlceras, dor de cabeça, alergias, etc.,
são de caráter psicossomáticos.
Por
detrás dessas enfermidades existem comportamentos emocionais crônicos de
ansiedade, insegurança, medo, culpa, vergonha, etc. que são basicamente
respaldados pela dor emocional em relação a cargas de rejeição sofridas ou
traumas adquiridos.
Esses
males estressam a alma e por uma ação contínua desestabiliza o comportamento
emocional, fazendo manifestar os efeitos colaterais em todo o corpo, por isso
torna-se necessário sabermos qual tipo de pessoa tem uma doença e não qual tipo
de doença tem uma pessoa.
Um
exemplo disto é a carência afetiva, que só aumenta o apetite pelo pecado,
deixando um rastro de destruição na personalidade da pessoa. O aconselhamento
ajuda a diagnosticar problemas emocionais, nortear a pessoa por princípios
verdadeiros.
O
aconselhamento coloca a pessoa em contato com verdades divinas que renovam-lhe
a mente e quebram sofismas e fortalezas que escravizam a sua forma de pensar, levando-as responsavelmente
a posicionamentos práticos que reverterão sua situação.
3) AVALIAÇÃO OU
SINTOMAS DE MALDIÇÕES
Existem
alguns níveis de libertação e batalha espiritual e estes níveis, quando
seguindo corretamente, levam a libertação do indivíduo. A avaliação ou a
percepção sobre os sintomas de maldições é o ponto de partida. Quando
diagnosticamos doenças estranhas, tentações incomuns, perturbações e
perseguições variadas de forma espiritual de caráter hereditário, que podem caracterizar-se
como sintomas de maldições. Todo sintoma carrega uma mensagem natural ou
espiritual que deve ser processada corretamente, mas se não existem sintoma
claros de maldição não há porque insistir numa libertação ou batalha
espiritual.
Não
podemos espiritualizar o natural e não naturalizar o espiritual. Para quem
participa de uma batalha espiritual deve saber ver, ouvir e interpretar os
sintomas e avalia-los como natural ou espiritual. Nem tudo é demônio.
Em
relação a “objetos contaminados”, não podemos construir uma doutrina baseada em
encantamento, como fazem os extremistas que levam tudo para o espiritual, Deus
pode simplesmente nos levas a santificar os objetos “suspeitos” pela oração.
Outras vezes Deus nos leva a destruir tais objetos.
“Pois tudo que Deus
criou é bom, e, e recebido com ações de graças, nada é recusável, porque pela
Palavra de Deus e pela oração, é santificado” (I Tm 4.4-5).
“Também muitos dos
que praticavam artes mágicas, reunindo os seus livros, os queimaram diante de
todos. Calculados os seus preços, achou-se que montavam a cinquenta mil
denários” (At 19:19).
A
vida é do libertador está ligada as orientações de Deus e não em doutrinas e
ensinamentos de homens. Tudo isso acontece de uma forma pessoal e sob uma
orientação do Espírito Santo. É importante não ficar criando regras e
imposições nesse sentido. É bem possível que acabemos oprimidos e oprimindo a
muitos.
“Ninguém se faça
árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos não retendo a
Cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e
ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus. Se morreste com Cristo
para os rudimentos do mundo, porque, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais
a ordenanças: não a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não
toque naquilo outro, segundo os preceitos e doutrinas de homens? Pois que todas
estas cousas, com uso, se destroem” (Cl 2.18-23).
Neste
texto Paulo rotula a motivação destas pessoas que se tornam místicas como
carnais. Esse excesso de espiritualidade é, na verdade, carnalidade e muitos
espíritos de engano entram para gerar confusão e destruição na Igreja. Outro
erro também é naturalizar o espiritual. A sensibilidade do libertador deve ser
colocada à prova, ou seja, deve haver um diagnóstico certo. Muitas pessoas que
sofrem de ceticismo crônico deixam de ver, ouvir e interpretar as ordens de
Deus.
Não
devemos menosprezar o poder destrutivo do pecado. Pecados e iniquidades não
confessados e não resolvidos devidamente pelo sacrifício de Jesus, impõem um
jugo de maldições que podem facilmente ser identificados, tais como:
- Legado
familiar de feitiçaria, principalmente quando se percebe um cajado de
feitiçaria sendo passado de geração em geração. Em cada geração uma ou mais
pessoas envolvidas diretamente com ocultismo, magia, bruxaria, satanismo e
sociedades secretas. Pessoas que desde cedo apresentam percepções espirituais,
como premonição, visão de espíritos, entidades e outras formas de mediunidades,
são atraídas pelo forte desejo ligado ao ocultismo;
- Enfermidades
crônicas sem diagnóstico médico claro, principalmente os casos de doenças,
principalmente as de carácter hereditário, como as doenças congênitas, insônia,
sonolência, bloqueios mentais, desmaios, convulsões, epilepsia, peso e dor na
coluna, dor de cabeça crônica, impressão de inchaço na cabeça, pontadas no
corpo, etc;
- Esterilidade,
tendência ao aborto, problemas menstruais crônicos e de carácter anormal,
esterilidade espiritual e profissional. Tudo que a pessoa toca simplesmente
morre. A empresa que trabalha encerra as atividades, amigos abandonam, a igreja
que congrega se divide, etc;
- Quadro de
desintegração familiar, tais como cadeias de adultério, separação conjugal,
divórcios, ódio, rupturas e inimizades na família, inversão de papéis entre
marido e mulher, etc;
- Insuficiência
econômica, principalmente quando as entradas parecem ser insuficientes;
- Acidentes,
cirurgias e perdas repentinas, que fazem muitas famílias viverem em portas de
hospitais, acidentes frequentes, dependentes de medicamentos, etc;
- Suicídios,
forte sentimento ao fracasso, quadro de depressão, apática crônica, medo
obsessivo de morrer ou ficar doente;
- Homicídios,
crimes, sentimento de perseguição, perigo de morte, desejo de se matar,
tendência ao crime;
- Insanidade e
colapsos mentais, depressão, múltiplas personalidades, crises de loucura,
tristeza crônica, solidão, fobias, pânico e colapso;
- Problemas
anormais na área sexual, tipo homossexualismo, impotência ou frigidez,
capacidade sobrenatural de atração e sedução, pornografia, masturbação, sonhos
eróticos, relações sexuais com espíritos, exibicionismo, masoquismo, pedofilia,
transexualismo, zoofilia, etc;
- Transferência
de comportamentos e vícios, principalmente notada nas características ruins na
vida dos filhos, tipo alcoolismo, drogas, fumo e outros vícios;
- Mortes
prematuras, viuvez, perdas de filhos, mortes estranhas. Famílias que todos os
homens morrem em determinada idade ou com certa doença, todas as mulheres
abortam o primeiro filho, etc;
- Cadeias
pecaminosas de carácter hereditário, tais como a prostituição, divórcio,
vícios, roubo, filhos bastardos, mães solteiras, país alcoólatras, etc.
4) MAPEAMENTO OU
CAUSAS DE MALDIÇÕES
É
o processo de encontrar as verdadeiras causas relativas aos sintomas
apresentados. É a estrada principal que liga os sintomas às respectivas causas.
É o ponto mais importante numa batalha espiritual, pois lidamos com as causas e
não com os sintomas. Interpretando os sintomas chegaremos às causas e
eliminando as causas obteremos sucesso.
É
um dos aspectos mais importantes do processo de libertação, pois é fruto do
discernimento, da pesquisa, rastreio cartográfico da história pessoal,
familiar, da carga hereditária e dos problemas territoriais. O resultado deste
trabalho é o levantamento sobre as feridas, traumas, pecados repetitivos,
valores invertidos que expressam a identidade do “principado local”, a ciência
das alianças quebradas, as profecias mal interpretadas, o legado demoníaco,
entre outros aspectos.
Na segunda Guerra
Mundial foram necessárias 53.000 bombas, já na Guerra do Vietnã este número foi
reduzido para 700 bombas, enquanto que na Guerra do Golfo os envolvidos tiveram
ao seu favor armas de precisão absoluta, foi uma guerra cirúrgica onde um
míssil apenas era lançado para cada alvo estabelecido e por isso foram
denominados de “mísseis inteligentes”. Esta ilustração mostra o potencial do
mapeamento espiritual. Não podemos dar tiros ao escuro ou viver de suposições.
Na batalha espiritual, a precisão é o primordial para uma bem sucedida
libertação. O mapeamento é a mira da libertação. Devemos estar a um passo do
inimigo. Como conseguiremos isso?
“confessai,
pois os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes
curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo“ (Tg 5.16)
A destreza e perícia
na batalha espiritual residem no mapeamento espiritual que possibilita o que
Tiago denomina de “oração do justo”, que muito pode em seus efeitos, visto que
discerne com precisão “culpas” pessoais ou corporativas que precisam ser
confessadas.
Satanás fará de tudo
para reprimir esse processo e fazer com que as revelações e causas de maldições
não venham à luz. É nesse momento que entra o perfil de “investigador" do
libertador. Seguindo pistas verdadeiras, lendo acertadamente os sintomas
presentes, fazendo as perguntas certas e, principalmente, ouvindo o Espírito
Santo. Duas rotas são seguidas neste processo: a pesquisa/entrevista e a
revelação pelo Espírito Santo.
5) ÁREAS A SEREM MAPEADAS
a) Campo da herança
É
necessário analisarmos abusos, injustiças, cadeias pecaminosas, traumas que
obedecem um mesmo padrão de atividade e deixam sempre as feridas.
“...visito
a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração...” (Ex 20.5)
A
Bíblia nos fornece sabiamente um foco acessível de mapeamento hereditário, ou
seja, a lembrança de pais, avós e bisavós. Seria impossível ou um tanto
complicado estudarmos um passado tão distante, sem o diagnóstico de possíveis
sintomas ou histórico de maldições em gerações passadas. Este espaço de
gerações nos permite diagnosticar possíveis sintomas referentes a todas as
maldições familiares.
Numa
entrevista o libertador deve aprofundar, quando necessário, na história
familiar. Espíritos malignos se alojam em nossa árvore genealógica e causa uma
colisão frontal, levando as pessoas à confissão. Dependendo da orientação do
Espírito Santo, podemos estender essa confissão até por dez ou catorze
gerações.
“Nenhum bastardo
entrará na assembleia do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará
nela" (Dt 32.2).
“De sorte que todas
as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze; desde Davi até ao desterro
para Babilônia, catorze; e desde o desterro de Babilônia até Cristo, catorze”
(Mt 1.17).
Entre Davi e Cristo
está a Babilônia. Depois do reinado de Davi entrou um processo de propagação de
iniquidade que culminou no desterro da nação e no cativeiro babilônico. Em
relação aos pecados destas gerações, Daniel, Neemias, Esdras e outros no
“cativeiro" fizeram confissão. Então, aquilo que foi mapeado até quatro
gerações pode e deve ser confessado até dez ou catorze gerações. A confissão
intercessora não lida com a culpa do pecado e sim com a consequência do pecado.
Essa intercessão anula a autoridade demoníaca de continuar a propagar uma
influência de maldição.
Outro fator
importante é a história da concepção, se a criança foi planejada ou não, se foi
gerada na imoralidade fornicação adultério, incesto, estupro, tentativa de
aborto ou em um útero que já foi túmulo de outra criança. Quando mais cedo
Satanás consegue se infiltrar numa vida, mas oportunidades ele terá para
impetrar seus desígnios destruidores.
A escolha do nome, a
rejeição do sexo, consagração a entidades, principalmente na hora do parto,
também são fatores relevantes. Existem também as maldições lançadas pelos pais
ou responsáveis, que geram legalidade para uma ação demoníaca. Recebemos três
coisas de nossos pais: os traços de identidade, nome e fisionomia; a capacidade
para construção de relacionamentos para convivermos com outras pessoas; uma
herança espiritual, que pode ser benção ou maldição.
b) Campo da Responsabilidade
São as chamadas
maldições do presente. Escolhas feitas conscientemente mediante cargas de
rejeição, perseguição espiritual herdada, escolhas pecaminosas e tudo o mais
que pode sustentar cadeias espirituais que danificam o carácter.
As mais evidentes são
as que estão relacionadas com as cargas de rejeição que a pessoa sofre ou
sofreu. Essas cargas podem levar a agressividade, manifesta quando a pessoa reage
rejeitando. Essa é a opção violenta de se proteger, levando-as a criarem
barreiras e problemas de personalidade na área de rebelião. A fuga leva a
pessoa reagir crendo na mazela que lhe foi oferecida e a faz apoiar-se no medo
de ser novamente ferida ou magoada e o pior é que faz esta pessoa a se
manipular, ou seja, ela encontra um meio para controlar suas emoções, através
da mentira para tentar tirar proveito.
c) Campo da
Territorialidade
Locais
onde foram ambientes de mortes, assassinatos, suicídios, abortos, adultérios
assentamento de santos, sacrifícios e oferendas aos Orixás e coisas
semelhantes, são pontos que podem autorizar a instalação territorial de
demônios que passam a influenciar a mentalidade, controlando o comportamento
das pessoas de acordo com a sua natureza pervertida. É fundamental considerar o
aspecto territorial numa batalha espiritual, que pode ser a origem de muitas
maldições na vida da pessoa.
Quando
estamos numa batalha espiritual é comum apresentação de manifestações tais como
dores, pontadas fortes, tonteiras, bocejos, vômitos e até mesmo comportamentos
extravagantes, mas não podemos dar uma atenção extravagante a essas
manifestações. O ponto chave que aciona uma libertação se baseia nos princípios
exercidos com sinceridade e coerência. Princípios são confiáveis, manifestações
nem sempre.
continua...
Fonte: Apostila Curso Básico de Teologia do SETEM – Seminário
Teológico Manancial. Elaboração: Pb. Ailton da Silva