DISPENSAÇÃO: PROMESSA OU PATRIARCAL
ALIANÇA – ABRAAMICA
OBJETIVO: CRER NAS PROMESSAS DE DEUS
DESTAQUES:
- Abraão (positivo);
- Isaque (positivo);
- Jacó (positivo);
- José (positivo);
- Moisés (positivo);
2) PROPÓSITOS:
- Deviam permanecer em Canaã
- Tinham que ficar no lugar que Deus escolheria.
- Tinham que depositar sua fé no Salvador prometido que viria.
3) CIRCUNSTÂNCIAS FAVORÁVEIS:
- Abraão recebeu uma benção incondicional prometida para sempre.
- Deus escolheu uma família, em vez de muita gente.
- Abraão já adorava ao verdadeiro Deus, pois não teve dificuldade para construir um altar (Gn 12.7).
- Abraão tinha a promessa de ser o canal pelo qual viria o Salvador de toda humanidade. Gênesis 12.3. Por isso é que essa dispensação se chama da "Promessa". Seu nome foi mudado de Abram para Abraão.
4) INÍCIO, TÉRMINO E DURAÇÃO:
- De Abraão a Moisés (Gn 12 a Ex 19)
- Começou no Chamado de Abraão (Gênesis 12.1).
- Terminou no Êxodo de Israel do Egito.
- Durou 430 anos.
5) ELEMENTO ESTRANHO
- Medo e falta de fé diante da seca por parte dos patriarcas
6) FRACASSO:
- Abraão partiu da terra da preferência de Deus para ir à terra de seu próprio desejo. Foi para Egito para escapar da seca, devia ter confiado em Deus.
- Isaque e Jacó também partiram de Canaã e foram para o Egito e Pada-Arã, respectivamente, devido a circunstancias ou problemas.
8) JUÍZO:
- Escravidão (Ex 1.4-8) no Egito por cerca de 400 anos devido a falta de fé de Jacó que preferiu ir ao Egito rever seu filho José e para fugir da seca.
7) SITUAÇÃO DO HOMEM APÓS O FRACASSO:
- Moraram no Egito
- Afastaram-se de Deus
9) CURIOSIDADES DA DISPENSAÇÃO
- Todas as jornadas no deserto mostram redenção. Esta foi considerada a Dispensação da Promessa, pois os hebreus aceitaram facilmente a instalação da Lei (Êx 19.8). Para os hebreus serem livres, foi oferecido um Libertador (Moisés) e um sacrifício pela culpa.
10) ALIANÇA:
- A Aliança Abraâmica (Gn 12.2) inaugura a nação de Israel e confirma, com acréscimos específicos, a promessa adâmica da redenção.
- Esta aliança diz respeito à fundação física e espiritual de Israel, impondo condições aos que quisessem pertencer ao Israel espiritual. Deus prometeu que faria o nome de Abraão grande (Gênesis 12:2), que Abraão teria inúmeros descendentes físicos (Gênesis 13:16), e que ele seria o pai de uma multidão de nações (Gênesis 17:4-5 ). Deus também fez promessas a respeito de uma nação chamada Israel. Na verdade, os limites geográficos da aliança com Abraão são mencionados em mais de uma ocasião no livro de Gênesis (12:7; 13:14-15; 15:18-21). Uma outra provisão na Aliança Abraâmica é que as famílias do mundo seriam abençoadas através da linhagem física de Abraão (Gênesis 12:3; 22:18). Esta é uma referência ao Messias, que viria da linhagem de Abraão. O pacto foi confirmado a seu filho Isque e a seu neto Jacó (Gênesis 12.1-3; 26.1-5).
Nenhum comentário:
Postar um comentário